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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q88555 | Administração Geral e Pública
Banca: IADESVer cursos
Ano: 2013
Órgao: CAU BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
40 linhas

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Leia, com atenção, o texto a seguir.
 
A melhoria contínua de processos pressupõe o envolvimento de todas as pessoas da organização na busca, de forma constante e sistêmica, do aperfeiçoamento de produtos e processos organizacionais. A melhoria contínua pressupõe pequenas mudanças, como hábito da organização, e grandes mudanças, como maior planejamento.
 
HARRINGTON, H. J. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books,1993.
 
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo, contemplando, para a cadeia FORNECEDOR→INSUMO→PROCESSO→CLIENTE→PRODUTO em organização sem fins lucrativos e abordando os seguintes tópicos:
 
a) O significado da expressão “busca, de forma constante e sistêmica, do aperfeiçoamento de produtos e processos”.
b) Um exemplo de pequenas mudanças, como hábito da organização, que podem ser conquistadas com a melhoria contínua de processos, bem como um exemplo de grande mudança, como maior planejamento.
c) Três sugestões práticas para fomentar o envolvimento dos colaboradores nas atividades de melhoria contínua dos processos organizacionais.

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MatériaAdministração Geral e Pública
BancaIADES

Entre as tarefas típicas da gestão de pessoas em organizações destacam-se o recrutamento e a seleção. Acerca desse assunto, redija um texto atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir.

1 Diferencie os conceitos de recrutamento interno, recrutamento externo e seleção de pessoas.

2 Indique duas técnicas de recrutamento, apresentando suas características e vantagens.

3 Indique duas técnicas de seleção de pessoas, apresentando suas características e vantagens.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

Texto 1

As organizações são sistemas sociais nos quais pessoas integradas a equipamentos diversos atuam em prol de um objetivo comum. No campo organizacional, o que gera diferencial competitivo, segundo Donida e Oliveira (2012, p. 187), é o conhecimento, ou o capital humano e intelectual, que é único em cada organização, já que “capital, equipamentos e instalações são passíveis de serem nivelados pelas concorrentes […]”.

O reconhecimento das pessoas como um dos mais importantes recursos de competitividade data do início da década de 1980, induzindo uma transformação no setor de RH. O RH tradicional, ou departamento de pessoal, tinha um papel burocrático…

O planejamento tem um papel relevante para os órgãos públicos. Contudo, existem obstáculos que devem ser superados para essa ação ajudar a melhorar os serviços e a qualidade de vida dos cidadãos.

Um deles é a ausência de projetos em longo prazo. Alguns órgãos públicos não visualizam como as atividades podem ser aperfeiçoadas nos próximos anos. As iniciativas têm um foco em tarefas, cujos resultados podem ser percebidos rapidamente.

Outro problema envolve o uso inadequado de recursos financeiros. Por exemplo, uma prefeitura utiliza parte do orçamento para contratar artistas nacionais de renome para festas locais, enquanto muitas escolas necessitam de melhorias, como a instalação de ar condici…

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