Internet: <www.metropoles.com> (com adaptações).
O Brasil será, em poucas décadas, um dos países com maior número de idosos do mundo e precisa correr para poder atendê‐los no que eles têm de melhor e mais saudável: o desejo de viver com independência e autonomia.
Internet: <http://veja.abril.com.br>.
Os primeiros artigos do Estatuto do Idoso, revisado em 2018, garantem direitos à população mais velha além dos que já estão assegurados para a população em geral: saúde; alimentação; educação; lazer; trabalho; convivência familiar e comunitária; entre outros. E há benefícios como a prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda, o acesso à rede de saúde e assistência social e o atendimento preferencial nos órgãos públicos e privados de prestação de serviços.
Na lei, a garantia é de liberdade, respeito e dignidade, que abarcam desde o direito à opinião até o respeito à crença religiosa; desde a preservação da autonomia até a proteção dos objetos pessoais. O Estatuto fala em colocar o idoso a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Internet: <www2.camara.leg.br> (com adaptações).
No Brasil, o aumento do número de idosos na população tem sido visto como um problema demográfico, principalmente devido ao pagamento da previdência social, pois aumenta os gastos públicos.
Mauricio Almeida. Geografia Global 2. São Paulo: Escala Educacional, 2010.
Considerando que os textos acima tenham caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
O desafio da longevidade no Brasil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) o aumento da longevidade e a preocupação com a qualidade de vida;
b) os direitos dos idosos e os problemas da realidade brasileira; e
c) proposta(s) para se enfrentar a questão.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



