DISSERTAÇÃO
O planejamento, entendido como a escolha consciente de ações que possam aumentar as chances de se obter, no futuro, algo desejado no presente, é uma atividade que orienta possibilidades e arranjos institucionais e políticos. O planejamento é um processo, ao passo que o plano é o registro momentâneo desse processo, e o planejador é seu facilitador.
De acordo com o artigo 165 da Constituição Federal de 1988, cabe ao Poder Executivo realizar os processos de planejamento e orçamento, mediante a elaboração dos seguintes instrumentos: plano plurianual (PPA), lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual, que devem estar profundamente conectados. Esses instrumentos de planejamento devem estabelecer muito mais que a entrega de bens e serviços à sociedade em um cronograma anual, devem prever como e por que determinados bens e serviços devem ser entregues à população, bem como o caminho que o país deve seguir para alcançar seus objetivos.
O monitoramento e a avaliação, segundo as leis brasileiras e o próprio PPA, constituem a missão primeira do ato de planejar.
MPOG. Almanaque do Planejamento: para entender e participar, p. 13 (com adaptações).
- conceitue monitoramento;
- conceitue avaliação;
- explane a respeito do Sistema de Monitoramento e Avaliação no âmbito do PPA: o que é, a que se destina, em que se fundamenta e principais diretrizes do referido sistema.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A concretização das finalidades públicas pelas quais o Estado foi criado necessita da realização de vultosos gastos públicos, de forma que seja possível à máquina administrativa disponibilizar os bens e serviços inerentes ao suprimento das necessidades públicas.
Ressalte-se que a atividade financeira do Estado não se restringe à mera arrecadação dos meios indispensáveis à satisfação das necessidades públicas, há que se observar uma série de princípios e regras relacionados à receita pública.
Nesse sentido, redija um texto dissertativo abordando necessariamente: a classificação legal quanto à categoria econômica [valor: 9,50 pontos] e os estágios da receita pública [valor: 9,50 pontos].
O Poder Executivo de determinado município apresenta projeto de lei prevendo a outorga de isenção fiscal no IPTU em caráter não geral. O Poder Executivo municipal aponta que haverá aumento de arrecadação devido ao ingresso de novos fiscais através de concurso público prestes a ser realizado, por isso, a ação é importante para manter o equilíbrio de suas contas e compensar o valor que deixará de ser arrecadado por conta da desoneração.
Tendo como base a situação descrita acima, responda de forma fundamentada ao que se pede a seguir:
- Discorra sobre o papel dos Tribunais de Contas na fiscalização da gestão fiscal, citando exemplos de ações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. [valor: 1…
O ciclo orçamentário representa o processo contínuo e integrado de planejamento, execução, controle e avaliação das finanças públicas, assegurando a transparência e a responsabilidade na gestão fiscal. No âmbito estadual, esse processo é regido pela Constituição Federal, pela Lei nº 4.320/1964 e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000).
Tendo como base o texto motivador, elabore um parecer, no qual aborde os seguintes tópicos:
- explique detalhadamente as etapas do ciclo orçamentário, desde a elaboração da proposta até a aprovação da lei orçamentária, evidenciando o papel de cada Poder nessa fase. [valor: 19,00 pontos]
- descreva os estágios da execução orçamentária e financeira das…



