De acordo com o Ministério da Defesa do Brasil, “as políticas externa e de defesa são complementares e indissociáveis. A manutenção da estabilidade regional e a construção de um ambiente internacional mais cooperativo, de grande interesse para o Brasil, serão favorecidas pela ação conjunta do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores, que devem aproximar suas áreas de inteligência e planejamento”.
Entretanto, historicamente essas duas políticas se desenvolveram de forma isolada, o que provocou uma baixa articulação ao longo dos anos. Conforme observou Fernanda Nanci Gonçalves (2021), a diplomacia e a defesa no país têm funcionamento peculiar, marcado pela autonomia das burocracias e pela orientação interna da política de defesa, centrada na manutenção da lei e da ordem.
Apesar disso, a redemocratização e as gestões subsequentes — de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016) — promoveram avanços institucionais para aproximar essas agendas, com a criação do Ministério da Defesa, a formulação da Política de Defesa Nacional e o fortalecimento da presença brasileira em missões de paz.
A respeito da articulação entre política externa e política de defesa no Brasil, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- Fatores que historicamente dificultaram a articulação entre as políticas externa e de defesa no Brasil republicano.
- Cite avanços institucionais e estratégicos ocorridos nas últimas três décadas que exemplificam a articulação entre diplomacia e defesa na consecução dos objetivos nacionais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O sistema eleitoral adotado exerce substancial influência sobre a forma de governo, a organização partidária e a estrutura parlamentar, refletindo, portanto, a índole das instituições e a orientação política do regime. As grandes duas principais modalidades de sistemas eleitorais são o sistema majoritário e o sistema proporcional.
Considerando o tema dos sistemas eleitorais, redija um texto dissertativo abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: sistema majoritário, sistema proporcional e a problemática das sobras eleitorais.
O federalismo é um tema de destaque no meio acadêmico em diversas áreas de estudo: Ciência Política, Economia, Sociologia, Direito, entre outras. É também objeto de atenção em pesquisas e práticas na área de gestão e políticas públicas em países que adotam essa forma de Estado. Contudo, não é uma característica institucional do sistema político de fácil apreensão quando, indo além das conceituações de praxe e das caracterizações constitucionais, adentra-se na realidade concreta das experiências federativas.
(https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3331/1/Livro_Federalismo%20e%20Pol%c3%adticas%20P%c3%bablicas.pdf)
Acerca dessa temática tão importante para a sociedade brasileira, que é o…
Um dos aspectos basilares acerca da Organização do Estado é justamente o conceito de “Forma de Estado”, pois qualquer Estado é organizado a partir de uma determinada forma. Nesse sentido, a forma de Estado deve ser entendida como a distribuição do poder político em função de um território, ou seja, como o poder político é efetivamente exercido dentro de um território.
Considerando o texto acima, redija um texto dissertativo respondendo necessariamente aos seguintes questionamentos:
- distinção entre Estado Unitário e Estado Federal.
- conceito de Confederação e sua distinção relativamente ao Estado Federal.
- Classificação do federalismo quanto à formação e quanto à concentração de poder.



