Conforme relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) sobre pessoas em situação de rua no Brasil, um em cada mil brasileiros não tem moradia. O diagnóstico aponta que, do total de mais de 236 mil pessoas vivendo nas ruas das cidades brasileiras, 62% estão na região Sudeste, e o Distrito Federal é a unidade federativa com maior percentual: 3 a cada mil pessoas estão vivendo nas ruas.
Em 2022, havia 246 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) em funcionamento no país, distribuídos por 218 municípios (menos de 7% do total de municípios com pessoas em situação de rua no país).
Internet: <gov.br> (com adaptações).
Tendo como referência inicial as informações precedentes, redija um texto dissertativo a respeito de políticas e programas sociais dirigidos à população em situação de rua no Brasil. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 o perfil da população em situação de rua no Brasil; [valor: 17,50 pontos]
2 a abrangência das ações da Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR); [valor: 15,50 pontos]
3 a atuação dos Centros POP. [valor: 14,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Isaura, de 45 anos de idade, desempregada, mora com sua mãe, de 85 anos de idade, e dois filhos, João, de quinze anos de idade e deficiente visual, e André, de oito anos de idade. A casa da família foi parcialmente destruída por um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas, e Isaura, seus filhos e sua mãe foram transferidos para um alojamento provisório.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca da proteção social preconizada pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), voltada à garantia de direitos e condições dignas de vida. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 o conjunto das seguranças sociais consistentes em segurança de…
Se há questionamentos à defesa que é feita dos direitos sexuais e da livre expressão da identidade de gênero, há também a reafirmação desses mesmos direitos, que se fortalecem nas lutas e resistências. Nesse sentido, com a temática da transexualidade na perspectiva dos direitos, pretendese reafirmar o compromisso ético-político contra todas as formas de violência, expressas no racismo, na homofobia, na lesbofobia, na transfobia.
Seminário Nacional de Serviço Social e Diversidade Trans:
exercício profissional, orientação sexual e identidade de gênero em debate.
Brasília: CFESS, 2020, p. 10-11 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redij…
Lana, assistente social que trabalha na Vara da Infância e da Juventude, foi demandada para emitir um laudo e um parecer social sobre a situação Luigi e Rafael, um casal homoafetivo estrangeiro, ambos com 35 anos de idade, residentes na Itália, com trabalho e residência fixa, e que já estavam cadastrados no Cadastro Nacional de Adoção. Eles desejam adotar um casal de irmãos, de 4 e 6 anos de idade, que se encontram em abrigo institucional e que também constam do Cadastro Nacional de Adoção.
Considerando que o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) — cujos maiores beneficiários são as crianças e os adolescentes em acolhimento familiar e institucional, os quais aguardam o retorno à fa…



