Leia o texto a seguir:
Aprender a conhecer, fazer, conviver e ser
O século XXI é um período de grandes mudanças e desafios. A globalização, a tecnologia e a instabilidade política estão criando um mundo cada vez mais complexo e interconectado. Nesse contexto, a educação precisa se adaptar para preparar as pessoas para os desafios do futuro.
Jacques Delors, economista e político francês, presidiu a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO, de 1992 a 1996. Nesse período, ele elaborou o relatório “Educação, um Tesouro a descobrir”, que propõe quatro pilares para a educação do século XXI:
- Aprender a conhecer: é necessário desenvolver a capacidade de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento. Isso significa aprender a aprender, a pensar criticamente e a resolver problemas.
- Aprender a fazer: é preciso desenvolver as habilidades e competências necessárias para o mundo do trabalho. Isso inclui habilidades técnicas, sociais e emocionais.
- Aprender a conviver: é importante desenvolver a capacidade de viver com os outros, de compreender e respeitar a diversidade. Isso inclui habilidades de comunicação, colaboração e resolução de conflitos.
- Aprender a ser: é preciso desenvolver a autonomia, a responsabilidade e a ética. Isso inclui habilidades de autoconhecimento, autogestão e autorrealização.
Esses quatro pilares são interdependentes e complementares. Eles formam uma base sólida para a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios do século XXI.
Fonte:
https://www.institutosingularidades.com.br/aprender-a-conhecer-fazer-conviver-e-ser-os-quatro-pilares-da-educacao-para-o-seculo-xxi/ (excerto). Acesso em 05/04/2025.
“Aprender a conhecer, fazer, conviver e ser”, como está no texto anterior, constituem pilares para a educação do século XXI. Contudo, essas competências extrapolam o mundo da educação e podem ser aplicáveis a diversas outras realidades, inclusive ao ambiente profissional. Com base nisso, elabore um texto dissertativo-argumentativo que responda à seguinte questão:
Como “aprender a ser” e “aprender a conviver” no ambiente de trabalho?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A segurança pública foi influenciada pela nova concepção da Constituição Cidadã, o que trouxe reflexos para a doutrina de polícia e para a própria atividade de segurança pública. Para a atividade policial, pode-se citar três aspectos importantes dessa mudança: a polícia deve reconhecer o cidadão como sujeito de direitos; o cidadão tem deveres para com a segurança pública; e o policial também é um cidadão e precisa que seus direitos sejam assegurados.
Nesse contexto, tornou-se imprescindível que as forças policiais no Brasil se adequassem à nova realidade: ser instrumento a serviço do cidadão. A corporação policial faz parte da comunidade e, portanto, defende os interesses dos cidadãos, e não…
“A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura. A distinção entre cultura popular e cultura erudita não deve servir para justificar e manter uma separação injusta, como se do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas incomunicáveis, dando lugar a dois tipos incomunicáveis de fruidores. Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito.”
Antonio Candido
(Adaptado: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011)
Considerando os textos lidos nesta prova e o trecho acima, solic…
Leia o texto a seguir:
Tipologia da Violência
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece uma tipologia de três grandes grupos segundo quem comete o ato violento: violência contra si mesmo (autoprovocada ou autoinfligida); violência interpessoal (doméstica e comunitária); e violência coletiva (grupos políticos, organizações terroristas, milícias).
a) Violência autoprovocada/autoinfligida: autoprovocada/autoinfligida a violência compreende ideação suicida, autoagressões, tentativas de suicídio e suicídios.
b) Violência interpessoal: violência doméstica/intrafamiliar: considera-se violência doméstica/intrafamiliar a que ocorre entre os parceiros íntimos e entre os membros da família, princ…



