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Q442452 | Direito Constitucional
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CM Bauru - Câmara Municipal de Bauru
Cargo: Procurador
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática90 linhas

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Considere a situação hipotética a seguir.

O Chefe do Poder Executivo encaminhou projeto de Lei à Câmara de Vereadores de Bauru-SP nestes termos:

Projeto de Lei nº …/2024

Dispõe sobre a licença gestante à servidora
gestante do Poder Executivo Municipal,
compreendendo a Administração Direta e
Indireta.

O Prefeito do Município de Bauru, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal o seguinte projeto de lei:

Art. 1º Esta Lei trata da licença gestante à servidora gestante do Poder Executivo Municipal, compreendendo a Administração Direta e Indireta.

Art. 2º Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração.

Art. 3º À servidora que adotar criança de até 1 (um) ano de idade serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada.

§ 1º No caso de adoção de criança com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata o caput deste artigo será de 30 (trinta) dias.

§ 2º Poderá ser concedida prorrogação de 45 (quarenta e cinco) dias à servidora de que trata o caput e de 15 (quinze) dias à servidora de que trata o § 1º deste artigo.

Art. 4º Considerando a precariedade e transitoriedade dos cargos comissionados demissíveis ad nutum ou dos contratos temporários, não será assegurada licença gestante aos servidores que se encontrarem no exercício desse cargo (comissionado) em caso de exoneração ou no desempenho da função (contrato temporário) em caso de término do prazo contratual ou rescisão antecipada por interesse público.

Parágrafo único. Também não será concedida licença gestante ao servidor público pai, genitor monoparental, assegurado o gozo da licença paternidade na forma da lei.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Prefeito do Município de Bauru-SP

Visando auxiliar a Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Casa, você, na qualidade de Procurador Legislativo, deve emitir parecer jurídico sobre a competência para legislar sobre a matéria e a iniciativa para o projeto de lei, bem como eventual(is) inconstitucionalidade(s) no(s) dispositivo(s) do referido projeto.

É suficiente fundamentar o parecer jurídico em normas da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88).

O parecer jurídico deverá apresentar essa estrutura mínima:

Parecer jurídico nº xxx/2024 Bauru, SP, (data da realização da prova)

Consulente: …

Assunto: …

(Ementa) …

I – Relatório

II -Fundamentos jurídicos

III – Conclusão

Procurador Legislativo


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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