A figura abaixo apresenta uma planta retangular de uma instalação elétrica com a localização das cargas a serem atendidas por uma subestação abaixadora de média para baixa tensão de onde saem os alimentadores de baixa tensão para o atendimento às cargas apontadas na planta. O projeto foi realizado, considerando como Procedimento Padrão na alocação da subestação, o posicionamento da SE junto à carga de maior potência (50 kW) voltada para as outras cargas, conforme a figura.

A fim de tomar esse procedimento como uma solução padrão para outras instalações semelhantes, foi realizado um estudo de caso para verificar se esse procedimento se mostra adequado.
Para isso pede-se:
a) Apresentar os critérios que devem ser considerados em um dimensionamento de alimentadores de baixa tensão.
b) Explicar a importância da localização correta da subestação, considerando um ou mais critérios de dimensionamento, e explique uma consequência na situação de não se atender a essa recomendação.
c) Levantar o local correto para a posição da subestação.
d) Comparar o Procedimento Padrão adotado com a posição correta e verificar a sua adequação, apontando se a posição correta está dentro de uma tolerância aceitável para o caso em estudo.
e) Explicar se esse Procedimento Padrão, de fato, pode ser extrapolado para qualquer instalação que envolva a mesma situação, apontando uma justificativa técnica.
f) Apresentar uma conclusão a respeito da validade do Procedimento Padrão considerado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas

Um transformador monofásico 500 / 250 V, 10 kVA, mostrado na figura acima, será usado como autotransformador abaixador. Diante do exposto, pede-se:
a) esboçar as ligações do transformador ligado como autotransformador;
b) a tensão de alimentação do lado de alta do transformador, sabendo que uma carga resistiva alimentada em 200 V e que demanda uma corrente de 10 A está conectada ao seu lado de baixa tensão, por meio de um alimentador de resistência igual
a 1 Ω;
c) o rendimento do sistema, em valores percentuais;
d) as correntes nos enrolamentos do transformador.
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.
Um analista do setor energético deseja estimar o custo de construção de uma linha de transmissão (LT) hipotética, em milhões de reais, em função do comprimento da linha, em quilômetros.
Com base nos dados históricos de 12 construções de linha de transmissão realizadas anteriormente, fez-se uma Análise de Regressão Simples nos dados e foram obtidos os seguintes resultados:

a) Calcule o custo estimado para uma linha de transmissão de 120km de comprimento.
b) Determine o coeficiente de explicação (determinação) R2 do modelo.
c) Avalie se, ao nível de significância de 1%, o modelo estimado para o custo é adequado. Justifique sua resposta.
As usinas hidrelétricas localizadas na região Norte do Brasil geram a importante fatia de 26% da energia elétrica consumida em todo o território nacional. Nas Unidades da Federação da região, é produzido grande montante de energia barata, renovável e despachável, que são decisivas para redução do custo médio da energia elétrica no País, favorecendo a competitividade das empresas situadas nos grandes centros consumidores nacionais. Entretanto, os municípios da Amazônia Legal vivem uma situação paradoxal, uma vez que que, têm 1 milhão de pessoas que não podem contar com luz e recebem fornecimento de energia em apenas algumas horas do dia, através de geradores. Outros 3 milhões de habitantes da…



