Redija um texto dissertativo a respeito de medidas de dispersão, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre o coeficiente de variação e exemplifique sua aplicação em amostragem. [valor: 9,50 pontos]
2 Disserte a respeito da relação entre a amplitude interquartil e o desvio padrão em um diagrama esquemático (box-plot) em distribuições simétricas e aproximadamente normais. [valor: 9,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um pesquisador deseja investigar o efeito de três dietas no ganho de peso de ratos de laboratório, dispondo de 18 ratinhos em condições semelhantes (idade, peso e linhagem).
Com base nessas informações, responda as questões que seguem.
A) Como você planejaria esse experimento? Qual a variável resposta considerada e como essa variável será medida? [valor: 1,40 ponto]
B) Que hipótese você testaria para solucionar o problema do pesquisador? [valor: 1,00 ponto]
Inferência casual e avaliação de políticas públicas
Para resolver esta questão, considere as informações presentes na tabela seguinte, que mostra a média de homicídios em 202x de municípios dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. No painel superior, esses municípios estão divididos por estado – uma divisão claramente não aleatória. Nota-se uma diferença clara e estatisticamente significante (p-valor 0.000) entre as médias: municípios do Rio de Janeiro tiveram, em média, um número muito maior de homicídios que os de São Paulo.
Média de homicídios por município (202x)

Fonte: DataSus.
Leia mais em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/13543/1/BAPI_37_Artigo_10.pdf
Considerando …
O Banco Central, na sua função de supervisão de instituições financeiras, está interessado em avaliar se existe uma diferença significativa no desempenho financeiro entre dois tipos de instituições sob sua supervisão: as bancárias e as não bancárias. Para isso, foram coletadas amostras aleatórias simples e independentes das duas categorias, resultando nos seguintes dados:
- Para as instituições bancárias (Categoria A), uma amostra de 225 observações mostrou uma média de desempenho financeiro de 200 e uma variância de 900.
- Para as instituições não bancárias (Categoria B), uma amostra de 400 observações revelou uma média de desempenho financeiro de 194 com uma variância de 2000.
Com base neles…



