Considerando os desafios contemporâneos na área de justiça e segurança, redija um texto dissertativo, no qual, necessariamente, cite as competências, de cada um dos três Poderes, relacionadas à atuação coordenada deles na política externa e de defesa do Brasil; e analise os riscos e as consequências de uma eventual desarticulação entre eles.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Entre os meses de abril a maio de 2025, foi noticiado uma onda de ataques ônibus na região metropolitana de uma grande capital brasileira, sendo contabilizados mais 580 depredações. Até o momento, a Polícia Civil identificou quatro boletins de ocorrência relacionados aos ataques ocorridos no último fim de semana, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública). PM e a GCM atuam juntas para combater os ataques aos ônibus.
Desde o início da investigação, dois homens foram presos por envolvimento nos ataques. As investigações apontam para três principais linhas para explicar os ataques aos coletivos, mas ainda não há um desfecho do caso.
De acordo com a Lei nº 13.675/2018 e a jurisprudên…
Ao refletir sobre os desafios contemporâneos da governança digital, destacam-se dois temas interligados: a Segurança da Informação, orientada no Brasil por normas como a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e diretrizes do Decreto nº 12.069/2024 (Estratégia Nacional de Governo Digital), e os debates internacionais sobre a regulação de sistemas de Inteligência Artificial (IA), que envolvem princípios de transparência, responsabilidade e respeito aos direitos fundamentais, em fóruns como a União Europeia (AI Act) e a UNESCO.
Considerando os desafios contemporâneos da governança digital e a necessidade de proteção de dados e regulaç…
Segundo os dados levantados, desde 2001, foram contabilizados 43 ataques de violência extrema contra escolas brasileiras, vitimando 168 pessoas, sendo 115 feridos e 53 vítimas fatais. Dentre as vítimas fatais, 6 eram autores dos ataques. É importante destacar que aproximadamente um terço dessas ocorrências, ou seja, 15 episódios, culminou na morte de ao menos uma vítima.
(…) Esses ataques se diferenciam de outras formas de violência escolar, como discriminação, bullying, conflitos entre alunos, ocorrências relacionadas à criminalidade urbana e crimes patrimoniais contra as escolas. Como explica Victor Grampa, um dos conteudistas do curso Recomendações para Proteção e Segurança no Ambi…



