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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q423383 | Pedagogia
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Cargo: Especialista de Educação
30 linhas

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A sociedade brasileira sempre foi multicultural, desde os 1500, data que se convencionou indicar como de início da organização social e política em que vivemos. Esteve sempre formada por grupos étnico-raciais distintos, com cultura, língua e organização social peculiares, como é o caso dos povos indígenas que por aqui viviam quando da chegada dos portugueses e de outros povos vindos da Europa. Também os escravizados, trazidos compulsoriamente para cá, provinham de diferentes nações e culturas africanas conhecidas por pensamentos, tecnologias, conhecimentos, inclusive acadêmicos, valiosos para toda a humanidade. No entanto, esta diversidade não foi e hoje o é, com muita dificuldade, aceita. Fala-se e pensa-se como se a realidade fosse meramente uma construção intelectual; como se as desigualdades e discriminações, malgrado as denúncias e reivindicações de ações e movimentos sociais, não passassem de mera insatisfação de descontentes.

FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnico-raciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p. 17.

a) Identifique duas (2) políticas educacionais implementadas no âmbito da educação básica nacional para combater essas desigualdades e discriminações.
b) Apresente três (3) objetivos pedagógicos referentes à educação das relações étnico-raciais.


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Questões Relacionadas

MatériaPedagogia
BancaFGV

Leia os textos a seguir para responder à questão:

Texto I

CAPÍTULO II

DOS PRINCÍPIOS NORTEADOS

Art. 3° São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:

I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes; […]

CAPÍTULO III

DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Art. 8° São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional e Tecnológica:

I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo de trabalho; […]

CAPÍTULO X

DA PRÁTICA PROFISSIO…

Afinal, o que a escola deve ensinar?

São inúmeras e diversificadas as respostas dadas a essa pergunta. Alguns consideram o currículo escolar distante da realidade do mundo de hoje, outros acham mais importante preparar profissionalmente o aluno, outros pensam que muitas disciplinas deveriam ser eliminadas do currículo em prol de uma educação social que destacasse o convívio, os princípios da cidadania… Os professores, preparados especificamente para o ensino de sua disciplina se veem parcialmente desprezados com a desvalorização de seus conteúdos… Afinal, o que a escola deve ensinar?

Diga o que pensa do tema proposto, em texto dissertativo-argumentativo, redigido em língua culta,…

A tarefa de educar parece caber a muitos setores: ao governo, à escola e à família. No meio de todas as dificuldades do momento presente, o que cabe à escola e à família? É possível delimitar o espaço de cada uma delas?

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