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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q423381 | Pedagogia
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Cargo: Especialista de Educação
30 linhas

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Desde os anos de 1980, a questão da interdisciplinaridade tem estado muito em moda nos debates educacionais; e como toda coisa importante que, de repente, vira modismo, esvazia-se de sentido. Muita gente usa esse conceito como um trava-línguas, uma palavra de cujo significado não faz a menor ideia, mas que é inserida no discurso para dar um certo ar de “intelectualidade”, de modernidade. E uma questão de extrema importância vira brincadeira de criança…

ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 25.

Para além dos possíveis esvaziamentos de sentido que possa ter sofrido, o conceito de interdisciplinaridade permanece sendo um importante recurso para lidar com contradições históricas presentes nas práticas do ensino.
a) Apresente a definição do conceito de interdisciplinaridade.
b) Explique qual contradição histórica no contexto da estrutura curricular da educação brasileira a interdisciplinaridade combate.
c) Formule uma proposta de atividade de caráter interdisciplinar que envolva várias séries dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública, especificando seus objetivos.


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Questões Relacionadas

MatériaPedagogia
BancaFGV

Leia os textos a seguir para responder à questão:

Texto I

CAPÍTULO II

DOS PRINCÍPIOS NORTEADOS

Art. 3° São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:

I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes; […]

CAPÍTULO III

DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Art. 8° São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional e Tecnológica:

I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo de trabalho; […]

CAPÍTULO X

DA PRÁTICA PROFISSIO…

As crianças de uma turma do Infantil II estavam observando o céu. A professora questionou o motivo da observação, e as crianças responderam que estavam “vendo o sol ir embora”. A partir dessa escuta, a professora, juntamente com sua turma, desenvolveu um projeto sobre o pôr do sol, que se desdobrou no conhecimento sobre o sistema solar. O registro da professora sobre esse trabalho apresentou desde o primeiro questionamento dos alunos até desenhos sobre as hipóteses das crianças, fotos do processo, material de pesquisa de livros e internet e escrita de um texto coletivo, tendo a professora como escriba de todo o percurso vivenciado. Tal trabalho constituiu-se em uma rica experiência de docume…

A escola fundada nos “programas de lições previamente traçadas” e no regime do “aprende ou serás castigado” ignorava, antes do mais, a complexidade do ato educativo e tudo que podia realmente conseguir eram crianças hábeis no jogo da dissimulação, que procuravam cumprir – para evitar a pena ou ganhar o prêmio –, com o mínimo de responsabilidade voluntária, a tarefa obrigatória que lhes marcavam os mestres.

Passar daí para o domínio de uma escola onde não se faz senão o que der na veneta, onde tudo seja prazer no sentido pejorativo e flácido desse termo, seria substituir o regime do compulsório, desagradável e deseducativo da escola tradicional pelo regime do caprichos…

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