Uma paciente do sexo feminino com 74 anos de idade, hipertensa, servidora pública, ativa fisicamente, compareceu ao serviço de atendimento ortopédico, acompanhada, com relato de queda ao solo de própria altura havia poucas horas. E la se queixou de dor no quadril d ireito e incapacidade de apoio. Ao exame físico, foi possível notar pele íntegra, encurtamento e rotação externa do membro inferior direito. A paciente foi submetida à radiografia simples, reproduzida a seguir.

Com base no caso clínico hipotético apresentado, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Apresente o diagnóstico mais adequado para o caso. [valor: 3,00 pontos]
2 Defina anatomicamente as regiões trocantérica e subtrocantérica. [valor: 3,00 pontos]
3 Cite as duas fraturas mais comumente associadas ao tipo de fratura. [valor: 5,00 pontos]
4 Classifique a fratura segundo a classificação atual AO/OTA e descreva a característica principal do grupo. [valor: 5,50 pontos]
5 Acerca do tratamento cirúrgico, descreva o índice de Garden, sua utilidade e os valores de referência. [valor: 6,00 pontos]
6 Acerca do tratamento cirúrgico, descreva o índice de Baumgaertner ou tip-apex distance (TAD), sua utilidade e o valor de referência. [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Paciente do sexo masculino, com 65 anos de idade, diabético, comparece ao pronto-socorro com queixa de dor em joelho esquerdo há dois dias, com piora progressiva. Nega eventos traumáticos atuais ou prévios. Nega episódios de dores articulares prévias. Relata úlcera cutânea em antepé esquerdo sem tratamento adequado. Ao exame, apresenta joelho esquerdo com calor local, sinais de derrame articular, incapacidade de flexão do joelho e atitude em semiflexão, associado à incapacidade de apoio com o membro acometido. Sem outras alterações ao exame clínico. Apresenta radiografia do joelho sem sinais de alterações ósseas. Exames laboratoriais evidenciam proteína C-reativa 70 mg/L, global de leucócito…
As infecções hospitalares são aquelas que acontecem depois de 48 horas da admissão do paciente ou após realização de qualquer procedimento invasivo, e podem se manifestar durante a internação ou após a alta. As mais comuns são: pneumonia, em especial associada à ventilação mecânica; infecção de corrente sanguínea, principalmente associada ao cateter central; infecções do trato urinário associada ao cateter urinário; e as de sítio cirúrgico.
Elas acarretam aumento do tempo de internação, podendo contribuir ou até causar o óbito do paciente. São dos eventos adversos mais frequentes nos hospitais, caracterizando-se como problema de saúde pública.
Durante a pandemia da covid-19, os pacientes que…
Uma paciente de 71 anos de idade e com antecedente de hipertensão arterial e diabetes havia 15 anos compareceu ao ambulatório com queixa de dispneia. Havia um ano, iniciou um quadro de dispneia progressiva, inicialmente aos esforços maiores que os habituais, tendo evoluído, no último mês, para dispneia aos esforços habituais como caminhar no plano. Relatou uso regular de enalapril, anlodipino e metformina nas doses máximas preconizadas. Ao exame físico, apresentava-se normocorada, com IMC de 31,4 kg/m2, frequência cardíaca de 104 bpm, pressão arterial de 132 mmHg × 76 mmHg, saturação de O2 (em ar ambiente) de 94%, estertores crepitantes em bases pulmonares bilateralmente, ritmo cardíaco irre…



