Uma amostra aleatória simples de tamanho 400 foi obtida de uma densidade normalmente distribuída com média μμ e variância σ2σ2. Os dados das estatísticas suficientes foram:
x¯=43,4x¯=43,4 e ∑400i=1(xi−x¯)=3.591,0∑i=1400(xi−x¯)=3.591,0.
a) Estime um intervalo de 95% de confiança para μμ.
b) Teste, ao nível de significância de 5%, a hipótese nula de que μμ = 42,0 contra a hipótese alternativa de que μμ ≠ 42,0.
c) Determine o p-valor aproximado associado ao teste executado no item (b). Explique quais suposições você fez para obter o p-valor aproximado.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No âmbito de uma fiscalização na área de educação superior, uma equipe de auditoria precisou levantar informações sobre a renda média familiar dos alunos de uma Universidade Federal, relativas às seguintes áreas: biomédicas, tecnológicas e humanas. A equipe ficou na dúvida entre realizar um censo e uma amostragem. Por fim, acabou optando pela amostragem.
Com base na hipótese acima, elabore um texto dissertativo respondendo as seguintes perguntas:
- Apresente a diferença entre censo e amostragem. Cite 2 vantagens da utilização da amostragem.
- Descreva os passos necessários para a obtenção dos dados amostrais, justificando o plano amostral por você escolhido.
- Discuta como você compararia a renda…
Um pesquisador deseja investigar o efeito de três dietas no ganho de peso de ratos de laboratório, dispondo de 18 ratinhos em condições semelhantes (idade, peso e linhagem).
Com base nessas informações, elabore um texto dissertativo respondendo as questões que seguem:
1) Como você planejaria esse experimento? Qual a variável resposta considerada e como essa variável será medida?
2) Descreva com detalhes os passos que você deveria cumprir para dar uma resposta confiável ao pesquisador, ou seja, para testar a hipótese do item B.
A pandemia de COVID-19 evidenciou a importância da integração entre governo, instituições de pesquisa e setor produtivo. No Brasil, a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004, alterada pela Lei nº 13.243/2016) permitiu a utilização de instrumentos como encomendas tecnológicas, transferência de tecnologia e compartilhamento de infraestrutura, viabilizando acordos entre institutos nacionais — como Fiocruz e Butantan — e farmacêuticas internacionais para a produção de vacinas em território nacional. Tal experiência revelou como a legislação pode contribuir para reduzir a dependência externa, garantir respostas rápidas a crises sanitárias e fortalecer a soberania científica e tecnológica do país.
Con…



