Perceber-se criticamente implica uma série de desafios para quem passa a vida sem questionar o sistema de opressão racial. A capacidade de esse sistema de passar despercebido, mesmo estando em todos os lugares, é intrínseca a ele. Acordar para os privilégios que certos grupos sociais têm e praticar pequenos exercícios de percepção pode transformar situações de violência que, antes do processo de conscientização, não seriam questionadas.
Djamila Ribeiro. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019 (com adaptações).
Considerando o texto apresentado como unicamente motivador, elabore um texto dissertativo sobre as formas de a educação física contribuir para o combate ao racismo por meio do desenvolvimento e difusão de práticas corporais de matriz indígena e africana entre servidores ativos e inativos da PCDF. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 conceitos das expressões práticas corporais e cultura corporal; [valor: 10,00 pontos]
2 motivos que justificam o trabalho, no âmbito da educação física, dirigido a servidores ativos e inativos da PCDF, com práticas corporais de matriz indígena e africana; [valor: 10,00 pontos]
3 exemplos de atividades que expressem claramente como as referidas práticas corporais podem ser ofertadas a servidores ativos e inativos da PCDF. [valor: 8,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A educação física, em seu trajeto histórico, percorreu diversas fases, com diferentes pensamentos influenciados pelo contexto, ou seja, a educação física manteve relações profundas com o pensamento político-ideológico de cada época. Da mesma maneira, a educação física escolar enquanto disciplina refletiu o pensamento vigente de cada época, tendo sua prática pedagógica, seus objetivos, estratégias e discursos se transformado conforme a política adotada.
Também em práticas como a capoeira (manifestação popular afro-brasileira) encontram-se muitas transformações/ressignificações decorrentes do sistema político: a capoeira escrava, no século XVII e XVIII, a marginalização, no século XVIII, a pro…
Segundo o Censo do IBGE de 2022, o Brasil tem a maioria de sua população composta por pessoas negras (pardas e pretas): um total de 55,9%, representando a maior população negra fora do continente africano. A Lei n.º 1.0639/2003 instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos da educação básica no Brasil, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguindo essa normativa, incorporou essa temática nos diferentes componentes curriculares, como, por exemplo, a educação física. Porém, é sabido que os conhecimentos de matriz africana ainda não estão devidamente consolidados no âmbito da educação física escolar. Por isso, é esperado que as futur…
Em determinada escola de educação básica que oferece ensino fundamental e médio, os pais solicitaram à direção que desobrigassem os alunos que comprovassem a prática de atividades físicas em espaços sociais como clubes, academias e praças de participar das aulas de educação física. Preocupada com a natureza da solicitação, a direção convocou os pais para uma reunião. Nessa reunião, caberia ao professor de educação física justificar a importância social e pedagógica da educação física escolar.
Na condição de professor responsável por participar da referida reunião, redija um texto justificando a importância social e pedagógica da educação física escolar. Na elaboração de seus argumentos, adot…



