sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q422939 | Artes e Música
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Cargo: Professor
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Leia o texto motivador e observe as imagens a seguir.

No Brasil, a história do surgimento da arte contemporânea está associado ao período pós-guerra (década de 1950) e ao contato dos artistas brasileiros com as tendências mundiais nas primeiras bienais de arte de São Paulo. A partir desse contato, artistas como Waldemar Cordeiro e Luiz Sacilotto (Grupo Ruptura), além de Alfredo Volpi, passaram a produzir obras baseadas em figuras geométricas. No Rio de janeiro, o mesmo contato com a arte concreta produziu o efeito oposto. Liderados por Ferreira Gullar e Ivan Serpa (Grupo Frente) foi lançado o manifesto do movimento chamado neoconcreto. Lygia Pape, Hélio Oiticica e Lygia Clarck, entre outros, criaram obras que se destacavam no cenário internacional por estarem abertas à integração com o espectador.

Adaptado de Nereide & Tatiane SCHILARO SANTA ROSA. Arte contemporânea no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Pinakotheke, 2015, p. 11-12.

A partir dessas considerações, redija um texto dissertativo sobre “O neoconcretismo brasileiro: além do objeto”. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos a seguir:
a) Identifique e explique duas características do Movimento Neoconcreto que rompem explicitamente com os princípios do concretismo e do modernismo brasileiros
b) Faça uma apreciação contextualizada da escultura da série “Os bichos” de Lygia Clark (explicitando o contexto histórico e intelectual em que a obra foi produzida e indicando os elementos estéticos próprio do neoconcretismo que a obra materializa)
c) Faça uma apreciação contextualizada do conjunto de obras que Oiticica intitula de “Parangolês” (explicitando o contexto histórico e intelectual em que a obra foi produzida e indicando os elementos estéticos próprio do neoconcretismo que a obra materializa)


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaArtes e Música
BancaFGV

Nos últimos anos, o número de desastres que atingiram importantes espaços de preservação e memória brasileira vem aumentando, ocasionando perdas irreparáveis, como, por exemplo: os trágicos incêndios do Museu da Língua Portuguesa em 2015, o do Museu Nacional em 2018 e os da Cinemateca Brasileira em 2016 e 2021. O Museu Casa do Pontal foi inundado oito vezes, após fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro, em 2020. E, por fim, os ataques às sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro de 2023, danificando obras de arte e bens de valor inestimável.

O risco envolve uma situação de perigo, que pode ocasionar diversos níveis de perda e de efei…

Em 2019 completam-se 10 anos da morte do criador do Teatro do Oprimido, o dramaturgo e diretor Augusto Boal. Entre 1956 e 1970 ele revolucionou a forma de pensar e fazer teatro no Brasil com a companhia teatral do Teatro de Arena (São Paulo), onde dirigiu 31 peças. Em 1974, publicou um conjunto de ensaios nos quais apresenta suas reflexões teóricas sobre as experiências no Teatro de Arena: “Teatro do Oprimido e outras Poéticas Políticas”. Leia, a seguir, um trecho dessa obra.
A discussão sobre as relações entre o teatro e a política é tão velha como o teatro… ou como a política. Desde Aristóteles e desde muito antes, já se colocavam os mesmos temas e argumentos que ainda ho…
As décadas de 1950-60 foram de excepcional fermento cultural na Bahia, tendo como polo irradiador a recém criada Universidade Federal (UFBA), que, sob o comando do reitor Edgar Santos, queria reinserir a cultura baiana no circuito das artes modernas do Brasil e de fora. Para isso, convidou intelectuais de peso: o diretor teatral Martim Gonçalves, a dançarina Yanka Rudzka, os músicos Ernest Wídmer e Walter Smetak e o maestro Koellreutter.
A respeito dos movimentos de vanguarda em Salvador, e do ambiente cultural da Escola de Música da UFBA naquele período, leia o depoimento de Caetano Veloso.
Lembro do pianista David Tudor, em 1961/62, apresentando peças de John Cage no salão nobre da reitori…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários