Nos últimos anos, o setor da construção civil tem enfrentado desafios crescentes relacionados à patologia das construções. Fatores como materiais inadequados, falhas de execução e envelhecimento prematuro das estruturas contribuem para a deterioração dos edifícios. Além disso, a exposição a condições ambientais adversas e a falta de manutenção preventiva aceleram os processos patológicos, levando à necessidade de intervenções de recuperação mais complexas e custosas. Um caso emblemático foi o de uma escola em uma região litorânea, construída há apenas dez anos, cuja estrutura já apresenta sinais graves de corrosão devido à sua proximidade do mar e à utilização de concreto inadequado para esse tipo de ambiente. Essa situação não só compromete a segurança dos usuários, mas também implica altos custos de reparos, que poderiam ser mitigados caso as escolhas feitas nas fases de projeto e construção tivessem sido mais acertadas.
Considerando a situação mencionada no texto precedente, redija um texto dissertativo acerca dos desafios da patologia em construções e da manutenção preventiva. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Analise as potenciais causas de patologias na construção da referida escola, considerando materiais, métodos construtivos e condições ambientais. [valor: 4,75 pontos]
2 Discuta soluções técnicas para a recuperação da escola em questão e para a prevenção de danos em construções realizadas sob condições similares, com ênfase nos materiais e métodos construtivos apropriados. [valor: 4,75 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante a fiscalização de uma obra rodoviária pública contratada por empreitada por preço global, a construtora pleiteou a mudança da solução do revestimento, de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) para tratamento superficial duplo (TSD), sob a justificativa de que o TSD permitiria uma execução mais ágil e a mudança não acarretaria acréscimo de valores. Além disso, a construtora informou que a área de jazida de material de aterro encontrava-se exaurida, o que foi confirmado pela fiscalização, e solicitou um acréscimo de valor contratual, devido à exploração de uma nova jazida, e a consequente necessidade de dilação do prazo de execução do aterro.
Considerando a situação hipotética pr…
Uma obra de montagem de equipamentos mecânicos relacionados à máquina de fluxo em uma central hidrelétrica possui custo direto de R$ 1 milhão, encargos sociais de 80% e valor da mão de obra direta de R$ 200 mil. As despesas indiretas são estimadas em 15%; os benefícios, em 5% (4% de lucro e 1% de riscos); e os tributos, em 20%.
A partir da situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 Defina BDI. [valor: 12,00 pontos]
2 Descreva o valor do BDI da obra de montagem mencionada, junto à memória de cálculo. [valor: 7,00 pontos]
3 Mencione duas possíveis estratégias para aumentar o lucro ao longo da obra, em face de um BDI orçado e da licit…
A fase preparatória do processo licitatório para a contratação de obra de engenharia é caracterizada pelo planejamento, devendo abordar todas as considerações técnicas, mercadológicas e de gestão que possam interferir na contratação. A legislação vigente determina a descrição da necessidade da contratação, fundamentada em estudo técnico preliminar que caracterize o interesse público envolvido.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do estudo técnico preliminar para a contratação de obra ou serviço de engenharia, de acordo com a Lei n.º 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). Em seu texto, apresente se…



