Um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) deseja oferecer aos servidores segurados empréstimo consignado com taxa de juros prefixada. Consignados são empréstimos cujo pagamento é descontado diretamente na folha de pagamento ou no benefício previdenciário do segurado. Este tipo de empréstimo é regulamentado por leis, resoluções e portarias que estabelecem os limites e condições para sua concessão.
Em relação ao tema, responda ao que se pede a seguir.
a) Indique se é permitido ou proibido a um RPPS conceder empréstimos consignados aos seus segurados.
b) Cite uma limitação legalmente permitida quanto ao prazo máximo do empréstimo e explique seu motivo técnico.
c) Cite um tipo de encargo financeiro embutido na taxa de juros e que é obrigatório, explicando seu motivo técnico.
d) Supondo que a meta atuarial vigente na data da contratação do empréstimo é de 6% ao ano, que a meta oficial de inflação é de 4% ao ano, e que a taxa básica de juros da economia (taxa SELIC) vigente e esperada é 10,25%, calcule o valor da menor taxa “básica” de juros de empréstimo consignado permitida, em percentual, e com duas casas decimais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Nos últimos anos, o número de diagnósticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem crescido em todo o mundo — e o Brasil acompanha essa tendência. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros estejam dentro do espectro, embora especialistas afirmem que o número real possa ser ainda maior devido à subnotificação e ao avanço das técnicas de diagnóstico.
Esse aumento, além de ampliar o debate sobre inclusão e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, traz também um novo desafio ao sistema de Previdência Social. O reconhecimento do autismo como deficiência para fins previdenciá…
Texto 1
A Constituição Federal de 1988 representou um marco significativo ao consolidar a seguridade social como um direito. Dividido em três pilares – saúde, assistência social e previdência social – o sistema visa garantir proteção universal e igualitária a todos. Para compreender essas políticas sociais e quantificar seus impactos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança o “Beneficiômetro da Seguridade Social”, uma iniciativa inédita para analisar os avanços sociais no Brasil. O instrumento apresenta indicadores das três áreas, reunidos em uma base de dados confiável, que fornece informações importantes para visualizarmos os avanços sociais trazidos pela redemocratiz…
Plano de Assistência Social: garantindo a gestão com qualidade do SUAS
O planejamento é uma característica inerente as atividades desenvolvidas pelo ser humano, desde as condutas mais rotineiras e simples às mais complexas.
No ambiente de administração das políticas públicas ele transcende o particular e ganha caráter técnico-político, desprovido de neutralidade, dotado de racionalidade, submetido a um circuito contínuo de “reflexão-decisão-ação-reflexão”, alinhado a um conjunto de regras e parâmetros que tende a editar práticas que promovam as transformações desejadas pela instituição e/ou pela sociedade.
O Plano de Assistência Social (PAS), o Orçamento, o Monitoramento, a Avaliação e a Ges…



