Clara, menor de idade, sofreu um mal súbito e foi encaminhada ao hospital mais próximo. Chegando ao local, sua mãe, Cynthia, foi informada de que a filha tinha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que necessitava de internação imediata e possível intervenção cirúrgica, havendo risco de morte. A menor não possui plano de saúde e o hospital para o qual foi levada é particular.
O hospital requereu que a mãe assinasse contrato relativo a assumir a responsabilidade pelo pagamento das despesas médicas referentes ao tempo que a filha ficasse internada, até que conseguisse a sua transferência para um hospital público. A mãe fez o requerimento de vaga na rede pública de forma imediata e assinou o contrato.
A menor ficou internada por dois dias antes de surgir uma vaga em hospital público. Ao ser informada sobre as despesas hospitalares relativas ao tempo que a filha permaneceu internada no hospital particular, Cynthia foi surpreendida com a cobrança de valores excessivos, muito acima da tabela de mercado para procedimentos similares. Ainda, constatou no rol de despesas a existência de serviços desnecessários, sem ligação com o quadro apresentado por sua filha.
Considerando o contrato assinado por Cynthia e os elementos narrados, discurse sobre os seguintes pontos:
1) Quais são os vícios ou defeitos do negócio jurídico previstos expressamente no Código Civil? (Basta citá-los, não é necessário explicar cada um.)
2) Qual o vício do negócio jurídico e no que ele consiste?
3) Qual a consequência jurídica (sanção) prevista no Código Civil para tal vício?
4) Qual medida, passível de ser aplicada ao caso, é citada pela doutrina como forma alternativa de resolução do problema apresentado, com base no princípio da conservação dos contratos?
5) Qual o prazo decadencial para ingresso de ação pleiteando a análise do vício, no caso?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Determinado assistido da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE/PR) tem uma filha portadora da Síndrome de Down, que pretende se casar. Ele se nega a permitir que isso aconteça, entendendo que a filha é incapaz – do ponto de vista jurídico – para realizar este ato. Ante a recursa do pai, a filha procurou a Defensoria Pública, a fim de dirimir suas dúvidas e aprender sobre seus direitos à luz dos entendimentos das Cortes Superiores e das legislações vigentes no Brasil.
Considerando a problemática apresentada, bem como a função de Analista da Defensoria Pública do Paraná, evidencie os fundamentos jurídicos pertinentes à situação exposta, a fim de subsidiar a decisão dos defensores público…
No Município de Vilarejos, Valdo procedeu à construção de uma parede de tijolos de vidro translúcido em seu terreno, situado na zona urbana. A edificação da mencionada parede ocorreu a uma distância de um metro, perpendicularmente, em relação ao imóvel vizinho pertencente a Raul.
Diante deste cenário, aborde de maneira fundamentada e detalhada as implicações legais que podem decorrer dessa situação. Considere aspectos como os direitos de propriedade de Valdo e Raul, bem como questões relacionadas à privacidade e à convivência harmoniosa entre vizinhos.
Desenvolva uma análise jurídica aprofundada, destacando os pontos cruciais que envolvem o caso e, caso julgue pertinente, sugira possíveis ab…
Lucas, legítimo proprietário de imóvel em cidade localizada no estado do Maranhão, exercendo o domínio completo sobre a coisa, assinou contrato de promessa de compra e venda com Helena, para a transferência do direito de laje, com valor parcelado em doze vezes, permitindo que essa construísse sobre a laje do seu imóvel urbano. Helena, obedecendo aos parâmetros urbanísticos e às regras de edificação para a região, construiu uma unidade habitacional no local, onde passou a residir. Helena terminou de fazer o pagamento e de edificar. Agora, gostaria de fazer o registro independente da sua unidade no cartório de registro de imóveis da cidade em questão. Entretanto, Lucas recusa-se a assinar qual…



