A empresa Beta S.A., grande consumidora de energia elétrica, ingressou com ação judicial pleiteando a repetição do ICMS cobrado sobre a demanda contratada e não utilizada. O Estado X contestou o pedido, argumentando que a empresa não possuía legitimidade ativa para pleitear a restituição do indébito, pois não era a contribuinte de direito do imposto. Alegou, ainda, que a restituição exigiria a comprovação de não repasse do encargo ao consumidor final, bem como que o direito à compensação dos valores pagos a maior dependeria do cumprimento de requisitos administrativos.
Com base na situação hipotética, responda, justificadamente:
1. O consumidor final de energia elétrica pode pleitear a repetição do ICMS cobrado sobre a demanda contratada e não utilizada? Explique com base na jurisprudência. [Valor 6,00 pontos]
2. A compensação dos valores pagos a maior pelo consumidor final pode ser condicionada ao cumprimento de requisitos formais na esfera administrativa? Explique com base na jurisprudência. [Valor 6,00 pontos]
3. O direito à restituição do tributo pago indevidamente pode ser condicionado à comprovação de que o encargo econômico do tributo não foi transferido a terceiros? Explique com base no Código Tributário Nacional (CTN). [Valor 6,00 pontos]
4. O CTN admite a restituição do tributo pago indevidamente? Explique com base no CTN. [Valor 5,75 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
XYZ Comércio Ltda., sociedade empresária atuante no setor de comércio a varejo, apresenta débitos inscritos em dívida ativa tributária, no valor de R$ 200.000,00, quanto à contribuição incidente sobre folha de salários em favor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC). Os fatos geradores de tais contribuições ocorreram durante todo o ano de 2016. Tais lançamentos nunca foram administrativa ou judicialmente impugnados.
Em razão de tais débitos, a empresa sofreu execução fiscal, ajuizada pela União em 03/04/2017, para cobrança da referida dívida. A ação foi distribuída para a 3ª. Vara Federal de Execuções Fiscais da sede da seção Judiciária.
Citada para pagar a dívida, com os ju…
Determinado contribuinte pretende formalizar os seguintes pedidos em face da administração pública do município de Aracaju: pedido de repetição de indébito relativo ao imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI); e pedido de concessão de parcelamento ordinário relativo a débitos de imposto sobre a propriedade territorial urbana (IPTU) vencidos e já ajuizados.
Considerando a situação hipotética apresentada e o disposto no Código Tributário Municipal de Aracaju (Lei municipal n.º 1.547/1989), redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 – Indique o(s) órgão(s) competente(s) para receber os dois pedidos. [valor: 2,40 pontos]
2 – Indique, em relação a…
A empresa Bebidas Tropicais S.A., fabricante de refrigerantes e cachaças, realizou três operações distintas em fevereiro de 2027: (i) vendeu parte da produção de cachaça a distribuidores locais; (ii) destinou gratuitamente 200 garrafas para um evento cultural; e (iii) incorporou ao seu ativo imobilizado uma máquina produzida internamente. Durante fiscalização, foi lavrado auto de infração cobrando o Imposto Seletivo (IS) sobre essas operações, além de aplicação de penalidade pelo transporte de produtos fumígenos sem documentação fiscal. A empresa apresentou impugnação, alegando que não houve fato gerador em duas das operações e que a penalidade aplicada seria inconstitucional.
Considerando a…



