ESCRITÓRIO CORPORATIVO DE GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA
Atribuições
Ao Escritório Corporativo de Governança e Gestão Estratégica compete assessorar a gestão da estratégia organizacional, o que inclui as ações de planejamento estratégico, desdobramento da estratégia, monitoramento da execução e reavaliação da estratégia organizacional e respectivos objetivos e metas; assessorar a gestão corporativa de projetos estratégicos, o que inclui a definição e monitoramento do portfólio de projetos necessários à implementação da estratégia organizacional; assessorar a gestão da estrutura organizacional do Senado Federal; elaborar e acompanhar o dimensionamento de pessoal das unidades administrativas do Senado Federal; coordenar a gestão corporativa de processos organizacionais; coordenar projetos de melhoria de processos críticos da organização; apoiar a proposição de políticas de gestão e governança; assessorar a administração e os colegiados de âmbito administrativo do Senado Federal nas diversas ações de Governança Corporativa, inclusive na Gestão de Riscos Organizacionais; coordenar a Rede de Escritórios Setoriais de Gestão do Senado Federal; propor a implantação de padrões, métodos, ferramentas e modelos de processos corporativos de gestão; coordenar a gestão corporativa da informação gerencial, incluindo a análise e consolidação de informações gerenciais da administração do Senado Federal.
Baseando-se nos frameworks aplicáveis, discorra sobre os grupos de processos e as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, detalhando ao menos dois de cada um deles.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Tribunal prepara metodologia para medir relação entre gasto público e evolução da pobreza
Objetivo é avaliar a eficiência da despesa orçamentária e seu impacto na melhoria das condições de vida dos menos favorecidos
Por Secom
13/06/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Oxford Poverty and Human Development Initiative (em português, Iniciativa de Oxford sobre Pobreza e Desenvolvimento Humano – OPHI), trabalha no desenvolvimento de metodologia para aferir a relação entre o gasto orçamentário e a evolução da pobreza de forma multidimensional. O projeto tem duas etapas, sendo a primeira nacional e a segunda em conjunto com outras instituições superiores de controle (IS…
TCU inicia avaliação sobre transparência dos portais públicos em nível federal
Levantamento dos dados leva em conta a clareza e a facilidade das informações digitais disponibilizadas pelo poder público à sociedade
Por Secom
30/04/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, na sessão plenária de 9 de abril, por meio do Acórdão 788/2025, o início em âmbito federal do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Trata-se de levantamento anual da transparência das informações disponíveis nos portais públicos das três esferas de governo em todos os poderes da República, realizado em conjunto pelos 33 tribunais de contas que integram o sistema de controle externo nacion…
O planejamento estratégico CAU 2013-2023 sedimenta as bases de um Conselho com excelência organizacional, transparente, inovador e financeiramente sustentável, para servir à sociedade, assegurando eficácia no atendimento aos 4.702 profissionais e às seiscentas e setenta empresas do setor no estado, compromissado com a qualidade e a modernidade.
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. Relato integrado 2022. Goiânia: CAU-GO (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Gestão de pessoas por competências
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) diferenciação en…




Sempre fico em dúvida em temas assim, que fazem referência a uma lista, mas que requerem explicação de alguns elementos apenas. Aqui, por exemplo, o enunciado pede para discorrer sobre os tópicos, mas não necessariamente citar todos os grupos e áreas. A meu ver apenas dois deveriam ser necessariamente citados (os dois que serão detalhados, como requer o enunciado).
Neste exercício, por exemplo, eu não citei tudo. Citei os 5 grupos de processos porque ocupa menos espaço, mas não citei todas as áreas de conhecimento (porque ocuparia muito espaço), e sim as que eu ia detalhar, acrescentando na redação, ao citar, que são “exemplos de áreas de conhecimento”.
Enfim, fica a dúvida, em casos assim, eu preciso citar tudo se eu souber, mesmo que isso tome muito espaço do restante da resposta?
Também tenho essa dúvida