O Plano Anual de Auditoria da Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PLANAGE) tem por finalidade básica enumerar, quantificar e estabelecer, segundo uma ordem de prioridades, a execução dos trabalhos de auditoria programados, com enfoque nos aspectos contábeis, financeiros, patrimoniais, operacionais, de suprimentos de bens e serviços, de recursos humanos e outras atividades de gestão, para o desempenho das competências previstas no artigo 10 da Lei n.º 7.989/2018.
Segundo o PLANAGE 2023, a seleção dos órgãos ou das entidades bem como dos macroprocessos e dos contratos e convênios que serão objeto de atividades de auditoria tem como base as variáveis materialidade, risco e relevância, considerando-se o entendimento da unidade auditada e as expectativas da alta administração e das demais partes interessadas.
Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro. Plano Anual de Auditoria (PLANAGE 2023).
Rio de Janeiro, 2023 (com adaptações).
Considerando que o texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir. De acordo com o ponto de vista da auditoria governamental,
- defina materialidade de auditoria [valor: 4,75 pontos],
- defina risco de auditoria [valor: 4,75 pontos]e
- aborde dois requisitos básicos dos achados de auditoria.[valor: 4,75 pontos]
- indique e conceitue três tipos de evidência legal.[valor: 4,75 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Após o recebimento de uma representação da Câmara de Vereadores do Município Alfa, localizado no Estado de Mato Grosso, uma equipe de auditores internos da Controladoria-Geral desse município foi designada para avaliar a execução do convênio nº 001 firmado entre uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e a Secretaria Municipal de Assistência Social do referido município. O convênio foi firmado após regular processo de chamamento público, tendo por fundamento as disposições da Lei Municipal nº 010. O objeto do convênio era a prestação de serviços de saúde e assistência social para tratamento de adultos dependentes de drogas lícitas e/ou ilícitas. Essas pessoas deveriam ter origem em famílias …
José é o prefeito do Município Alfa e o ordenador de despesas da Secretaria de Saúde desse Município. Em um processo de tomada de contas, o Tribunal de Contas competente evidenciou significativos danos ao erário e graves infrações às normas orçamentárias e financeiras praticadas por José na gestão da referida Secretaria. Esses atos resultaram na imputação de débito e na aplicação de multa proporcional ao dano, o que se deu em decisão definitiva da Corte de Contas.
João é ordenador de despesas de uma fundação municipal. Em seu processo de prestação de contas anuais, o respectivo Tribunal de Contas do Estado identificou irregularidades que não resultaram em danos ao erário, mas que representar…
Considerando as disposições da NBASP 200, que dispõe sobre os Princípio de Auditoria Financeira, o auditor deve modificar a opinião no relatório de auditoria quando concluir, com base na evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis como um todo contêm distorções relevantes ou, ainda, se o auditor foi impossibilitado de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir.
Nesse sentido, responda, de forma fundamentada, ao que se pede a seguir.
A) Identifique os tipos de opinião modificada que podem ser emitidas pelo auditor e apresente a definição de cada uma delas.
B) Ao analisar o objeto da auditoria o auditor deve considerar a sua materialidade? Em sua respo…



