O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou, em 2020, que a macroestrutura nacional responsável pela governança e gestão de Segurança da Informação e de Segurança Cibernética, apesar de atuante, não é adequada. O principal órgão responsável pela estrutura – o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) – e arcabouço normativo vigente, em especial os decretos que orientam a atuação, não alcançam a Administração Pública como um todo, limitando-se ao Poder Executivo federal.

https://sites.tcu.gov.br/listadealtorisco/seguranca_da_informacao_e_seguranca_cibernetica.html
Redija texto dissertativo acerca da importância da gestão de Segurança da Informação e de Segurança Cibernética para a Administração Pública. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- Política de Segurança da Informação;
- Controle de Acesso Lógico;
- Plano de Continuidade do Negócio.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil, 2019), o certificado digital é um conjunto de dados de computador, gerados por uma Autoridade Certificadora, em observância à Recomendação Internacional ITU-T X.509, que se destina a registrar, de forma única, exclusiva e intransferível, a relação existente entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação.
Para determinar se um certificado digital está em condição de ser utilizado no processo de validação da assinatura digital de um signatário de um documento digital, é necessário que se realizem várias etapas de verificação. Dentre essas etapas, é fundamental verificar a integrida…
NIST lança versão 2.0 do Cybersecurity Framework
A agência finalizou a primeira grande atualização do framework desde a sua criação em 2014.
O National Institute of Standards and Technology (NIST) atualizou o amplamente utilizado Cybersecurity Framework (CSF), seu documento histórico de orientação para reduzir os riscos de cibersegurança. A nova edição 2.0, publicada oficialmente em 26 de fevereiro de 2024. foi projetada para todos os públicos, setores industriais e tipos de organização, desde as menores escolas e organizações sem fins lucrativos até as maiores agências e corporações — independentemente do seu grau de sofisticação em segurança cibernética.
Texto extraído de https://oglobo.…
Auditoria do Tribunal de Contas da União, relatada pelo ministro Vital do Rêgo, apontou a necessidade de que sejam formuladas políticas de “backup” e restore em cerca de metade das instituições auditadas
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, sob a relatoria do ministro Vital do Rêgo, auditoria com vistas a avaliar a efetividade dos procedimentos de “backup” das organizações públicas federais. De outubro de 2020 a abril de 2021, avaliou-se a efetividade dos procedimentos de “backup” de 422 instituições.
Após a realização do trabalho inicial, os auditores identificaram a inexistência de política de geração de cópias de segurança (“backup” e restore) aprovada formalmente na organização.…



