Requisitos de Segurança
Bacen
No ano de 2023, por meio do Edital do Pregão Eletrônico 05/2023, o Banco Central realizou processo licitatório visando a contratação de serviços continuados sem dedicação exclusiva de mão-de-obra aplicados à segurança cibernética do Banco Central do Brasil – BCB, sendo composto por dois itens, quais sejam: serviço técnico especializado de segurança cibernética por meio de Centro de Operações de Segurança Cibernética (Cyber Security Operation Center – CSOC) e serviço técnico especializado de Inteligência de Ameaças Cibernéticas (Cyber Threat Intelligence – CTI).
Algumas das atribuições das equipes de níveis N1 e N2 são detalhadas a seguir:
Enriquecer os dados dos alertas e incidentes correlacionando informações de fontes diversas, como por exemplo as informações do Serviço de Inteligência de Ameaças Cibernéticas, Gestão e Análise de Vulnerabilidades e do Serviço de Segurança Ofensiva e Segurança Defensiva, além das contidas no SIEM e Open Source Threat Intelligence Platform & Open Standards For Threat Information Sharing (MISP) do BCB. As informações enriquecidas devem contemplar no mínimo endereços IP, portas, protocolos, aplicações e usuários de origem e de destino e IoCs, para aqueles alertas, eventos e incidentes cibernéticos em que já sejam conhecidos. Nesta atividade a CONTRATADA deve seguir metodologias e boas práticas como Mitre ATT&CK, Mitre ATT&CK Defender, Diamond Model, NIST SP 800-61 Rev.2, Cyber Kill Chain, entre outros;
Tendo o texto acima caráter motivador, redija texto dissertativo sobre segurança da informação abordando, necessariamente, o conceito de base de conhecimento de informação, a estrutura de matrizes e as táticas propostas pelo Mitre ATT&CK.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O que é ISO/IEC 27001 Gestão da Segurança da Informação?
Reconhecida internacionalmente, a ISO/IEC 27001 ajuda as organizações a gerenciar e proteger seus ativos de informação para que eles permaneçam seguros e protegidos, usando esta excelente estrutura. Ela ajuda a rever e refinar continuamente a maneira como você faz isso, não apenas para hoje, mas também para o futuro.
Quando se trata de segurança da informação, todo cuidado é pouco. A proteção de registros pessoais e informações comercialmente sensíveis é fundamental. A ISO/IEC 27001 ajuda você a implementar uma abordagem robusta para gerenciar a segurança da informação (infosec) e aumentar a resiliência.
Fragmento de texto extraído de …
Drex
O Digital Real X (abreviação: Drex) será uma moeda digital brasileira produzida e regulamentada pelo Banco Central do Brasil, a ser utilizada como a versão digital do real brasileiro, terá lastro da autoridade monetária brasileira e valor que corresponde ao do dinheiro físico emitido atualmente.
A moeda digital permite movimentar reais que não existem fisicamente, o que implicaria na diminuição de custos de emissão da moeda física e a facilitação da implementação de inovações tecnológicas como os contratos inteligentes. A previsão é que, quando a moeda receber seu lançamento, ela trabalhe com todos os métodos de pagamento já existentes, bem como se conecte a outros bancos centrais ao r…
O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou, em 2020, que a macroestrutura nacional responsável pela governança e gestão de Segurança da Informação e de Segurança Cibernética, apesar de atuante, não é adequada. O principal órgão responsável pela estrutura – o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) – e arcabouço normativo vigente, em especial os decretos que orientam a atuação, não alcançam a Administração Pública como um todo, limitando-se ao Poder Executivo federal.

https://sites.tcu.gov.br/listadealtorisco/seguranca_da_informacao_e_seguranca_cibernetica.html
Redija texto dissertativo acerca da importância da gestão de Segurança da Informação e de Segura…



