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Q352328 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: CNJ - Conselho Nacional de Justiça
Cargo: Analista Judiciário - CNJ

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Um pedagogo foi contratado para elaborar uma proposta de projeto de curso para a formação de educadores sociais na área dos direitos da infância e da juventude, tendo recebido as seguintes orientações:

    • o propósito do curso é capacitar educadores sociais para o exercício de suas funções;
    • o curso deverá ser realizado na modalidade à distância, com carga horária total de 60 horas;
    • o curso deverá ser realizado por meio de um dos seguintes modelos de desenho autoinstrucional: MOOC (massive open online courses — em português, cursos online, abertos e massivos) ou trilhas de aprendizagem;
    • os recursos pedagógicos que poderão ser utilizados são: videoaulas, podcasts, textos ou pesquisas;
    • para o desenvolvimento do curso, poderão ser contratados professores conteudistas, tutores e designers instrucionais;
    • a aprovação para a obtenção do certificado de conclusão do curso será dada a partir da comprovação da realização de atividades avaliativas com aproveitamento de, no mínimo, 50%.

Tendo como base a situação hipotética apresentada, redija, na condição de pedagogo contratado, a proposta do referido projeto de curso para a formação de educadores sociais na área dos direitos da infância e da juventude. Ao elaborar sua proposta, atenda ao que se pede a seguir.

1 Proponha um objetivo geral e três objetivos específicos, de acordo com a taxonomia de Bloom. [valor: 8,00 pontos]

2 Escolha um dos modelos de desenho autoinstrucional indicados, conceitue-o e explique como ele será utilizado. [valor: 8,00 pontos]

3 Defina o(s) recurso(s) pedagógico(s) a ser(em) utilizado(s) e explique como ele(s) será(ão) aplicado(s). [valor: 8,00 pontos]

4 Defina o(s) ator(es) que estará(ão) envolvido(s) no processo de produção e desenvolvimento do curso e explique quais serão suas atribuições. [valor: 7,00 pontos]

5 Explique como será realizada a avaliação da aprendizagem dos cursistas. [valor: 7,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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