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Q351893 | Administração Geral e Pública
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2021
Órgao: PG DF - Procuradoria-Geral do Distrito Federal
Cargo: Analista

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Ao assumir a gestão de um órgão público, determinado administrador identificou a necessidade de reformulação do planejamento estratégico, a fim de promover uma adequada orientação quanto aos objetivos a serem cumpridos para o alcance da visão e da missão organizacional. Para tanto, solicitou à sua equipe de assessoramento a realização de uma análise SWOT sobre o órgão. Ao receber o resultado dessa análise, identificou que a melhor estratégia a ser adotada pelo órgão seria uma estratégia de crescimento. Partindo disso, solicitou também à equipe a elaboração de uma matriz GUT.

Considerando a situação hipotética apresentada, redija uma instrução, a fim de subsidiar a Alta Administração na tomada de decisões. O seu documento deve conter a seguinte estrutura [valor: 1,00 ponto] e discorrer sobre o que se pede:

Título: “Instrução n. 15/202X” (centralizado)

Data: “Curitiba (PR), 12 de dezembro de 202X.” (alinhado à direita)

Indicação do processo: “Processo n. 123/202X” (alinhado à esquerda)

Indicação da Ementa: “Ementa: Ferramentas para estratégia de crescimento.” (alinhado à esquerda)

Vocativo: “Senhor Diretor,”

Introdução: o candidato deve trazer o objetivo do relatório.

Fundamentação:

1 Apresente o conceito e a finalidade da análise SWOT. [valor: 4,00 pontos]

2 Discorra sobre as quatro dimensões da sigla SWOT. [valor: 5,00 pontos]

3 Identifique as dimensões da análise SWOT que caracterizam o cenário predominante no órgão público mencionado na situação hipotética, tendo em vista a indicação da estratégia de crescimento. [valor: 4,00 pontos]

4 Apresente o conceito e a finalidade da matriz GUT. [valor: 5,00 pontos]

Conclusão: o candidato deve fazer um breve resumo das ferramentas listadas e propor o encaminhamento à Alta Administração.

Fecho: “Respeitosamente,”

Nome: “Servidor Aprovado”

Esta questão foi adaptada para 60 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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