Nos últimos anos, o interesse no campo dos “estudos críticos dos arquivos” tem se ampliado. Essa abordagem, largamente explorada na revista Critical Archival Studies, publicada pelo Journal of Critical Library and Information Studies em 2017, se concentra na lacuna de documentos relacionados a determinados grupos e identidades, além de examinar o impacto das novas demandas sociais nos arquivos. Como essas perspectivas têm influenciado uma reavaliação crítica da teoria e da prática arquivística?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxeram, em seu bojo, desafios para os profissionais que lidam com a documentação, entre eles os arquivistas. Preocupado com esse cenário, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) emitiu resoluções destinadas a compreender e minimizar tais desafios no tocante à produção, gestão e à preservação dos documentos arquivísticos digitais. Destaca-se, nessas resoluções, a apresentação dos Sistemas Informatizados para a Gestão Arquivística de Documentos e os Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-ARQ).
Diante do exposto acima, a partir das resoluções do Conarq, disserte sobre a tríade: Documento arquivístico digital – SIGAD – RDC-Arq., …
Na montagem de uma exposição de documentos em pergaminho da Idade Média encontrados em uma escavação, discorra a respeito da estratégia de organização do evento, com relação às técnicas de proteção, conservação e exposição.
A avaliação é um processo que identifica e determina o valor dos documentos e, como consequência, indica a destinação final deles, seja a eliminação ou a guarda permanente. Diferentemente da avaliação, a aquisição constitui um outro processo, que, para além do ato formal de obtenção e ingresso de documentos em uma instituição arquivística ou arquivo, determina se os documentos com valor arquivístico devem ser destinados para a custódia de uma instituição arquivística ou arquivo (COOK, 2003, p. 88).
Sendo a avaliação e a aquisição consideradas fundamentais ao escopo de atuação de instituições de custódia de acervo arquivístico, disserte sobre as funções arquivísticas citadas.



