Segundo Farias et. al. (2014), a expressão “aula nossa de cada dia” faz referência à conhecida fórmula datada nos primórdios da escola jesuítica no Brasil, sistematizada na Ratio Studiorum em cinco passos: a prelação do conteúdo feito pelo professor; a contenda ou emulação; memorização, expressão e imitação. Tempos depois, Herbart reorganiza tais momentos de aula em: preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação. Comente sobre aspectos em comum desses modos de organização da aula, que datam do século XVI, mas que ainda podem ser encontrados em práticas docentes atuais.
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Redija um texto dissertativo, na modalidade culta da Língua Portuguesa, acerca das atribuições do Professor de Educação Especial, considerando os seguintes tópicos:
I- A formação acadêmica e continuada do Professor da Educação Especial.
II- O uso da sala de recursos multifuncionais.
III- Caminhos para viabilizar a inclusão do espaço escolar.
De acordo com Moran, Masetto e Behrens (2000) “O professor, com o acesso a tecnologias telemáticas, pode se tornar um orientador/gestor setorial do processo de aprendizagem, integrando de forma equilibrada a orientação intelectual, a emocional e a gerencial” (p. 30). Afirmam ainda que o seu papel é fundamentalmente o de um orientador/mediador e aponta quatro tipos/papeis de orientador-mediador. Nessa perspectiva, descreva e comente cada uma dessas quatro funções de orientador mediador, segundo Moran, Masetto e Behrens (2000).
A formação de professores vivencia diversos processos durante a formação e o exercício profissional. Diante disse, descreva os processos de saberes e práticas que envolvem a prática docente, em especial, na formulação dos conhecimentos da formação de professores.



