sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q335756 | TI - Banco de Dados
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024

A-+=
novo
Salvar em caderno (4)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Para ser capaz de gerenciar e operacionalizar adequadamente políticas públicas, o Governo Federal faz uso intensivo de sistemas informatizados, cujos dados são essenciais para que a gestão governamental seja cada vez mais eficiente, possibilitando melhores tomadas de decisão pelos gestores públicos. No entanto, muitas políticas públicas são transversais, ou seja, sua implementação e avaliação dependem de mais de uma organização governamental, sendo necessário que um órgão ou entidade tenha acesso a dados que estão sob gestão de outras instituições.

Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) – com a experiência desenvolvida em auditorias baseadas em análise de dados e inspirado em iniciativas internacionais semelhantes, em especial na National Fraud Initiative (NFI), do Reino Unido, – realizou fiscalização que teve por objetivo avaliar o uso integrado de informação, de forma a detectar, mediante análise de dados, indícios de irregularidades na utilização de recursos públicos e bases de dados com problemas de qualidade.

As informações analisadas estão relacionadas com os seguintes temas: licitações e contratos; transferências voluntárias; execução orçamentária e financeira; imóveis da união; e concessão de benefícios a pessoas físicas e jurídicas

CONSTATAÇÕES

Ao todo, foram explorados mais de oitenta tipos de indícios de irregularidades, que envolveram a análise de 31 bases de dados governamentais, geridas por 18 organizações públicas. As irregularidades identificadas abrangeram mais de 450 mil ocorrências entre 2012 e 2018 sobre um universo de recursos públicos fiscalizados da ordem de R$ 40 bilhões.

Texto extraído de https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/analise-integrada-de-dados-da-administracao-publica-federal-dia-d.htm

A respeito das informações apresentadas acima, discorra sobre o conceito e as principais características do Big Data [valor: 2,00 pontos]; maneiras como Big Data pode ser usado pelo TSE no cumprimento de seus objetivos institucionais [valor: 3,00 pontos]; sobre a técnica de análise de conectividade [valor: 3,00 pontos] e a importância da linguagem Python para a Inteligência Artificial [valor: 1,50 pontos].


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaTI - Banco de Dados
BancaCebraspe (Cespe)

Uma empresa de varejo com atuação nacional iniciou um projeto para modernizar sua arquitetura de dados, substituindo repositórios legados e altamente fragmentados por uma solução escalável capaz de suportar alto volume de transações, dados provenientes de dispositivos IoT instalados em lojas físicas, registros de navegação no e-commerce e conteúdos não estruturados gerados pelo atendimento ao cliente.

Durante a implantação, constatou-se que diferentes áreas utilizavam soluções distintas de armazenamento — incluindo compartilhamentos em arquivo, volumes em bloco para sistemas transacionais e buckets de objetos na nuvem — sem governança unificada. Paralelamente, relatórios estratégicos estavam…

O COSIF (Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional) é um plano de contas utilizado pelas instituições financeiras no Brasil para padronizar e organizar a contabilidade do sistema financeiro nacional. Ele é regulamentado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e serve como referência para as demonstrações contábeis e relatórios das instituições financeiras.

A seguir, é mostrada parte da listagem (adaptada) do Plano de Contas COSIF (tabela ContasCOSIF):

Código Descrição Data Início Data Fim Duração (dias) Tipo Aplicável a FIDC Aplicável aos demais Fundos
12135028 TPF – TN 01/02/2004 31/07/2004 181 N Sim Sim
12135042 TPF – BCB 01/02/2004 31/07/2004 181 N Sim Sim
1214000…

Em 202x, um órgão regulador iniciou uma série de mudanças regulatórias que possibilitam a minimização de fraudes virtuais com a implementação de sistemas virtuais. A entrada desses sistemas em operação reduziu o tempo de espera para acesso a serviços críticos para a população. Com objetivo de aumentar a eficiência das campanhas de marketing direcionado para difundir conhecimento a respeito dos novos sistemas, foi descrita a implementação de um projeto de mineração de dados, baseado na metodologia CRISP-DM, a partir de dados obtidos de uma campanha de marketing.

Considerando as informações apresentadas no texto, redija texto dissertativo abordando a estrutura do CRISP-DM, destacando os objeti…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários