Inconformado com a ausência de juiz titular na Comarca de AAA/CE um cidadão resolve intentar Pedido de Providências, com pedido de liminar, em desfavor do Tribunal de Justiça do Ceará e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará, objetivando a nomeação de magistrado para a 5º Vara Cível da Comarca de AAA, na tentativa de acelerar a tramitação dos processos de seu interesse. O expediente alega que o mencionado juízo apresenta ritmo de trabalho excessivamente moroso, no qual se leva prazo desproporcional, em média 65 (sessenta e cinco) dias, para as medidas de impulsionamento e decisão dos respectivos processos. Ao final é requerido:
“(…) em observância aos ARTIGOS 1º, 5º, LXXVIII DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, na forma dos ARTIGOS 4º, 6º 226/228 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, em conformidade com ARTIGOS 78, 98 E 101 DO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, que seja DEFERIDA a preliminar arguida para DETERMINAR AOS REQUERIDOS A IMEDIATA NOMEAÇÃO DE JUIZ TITULAR PARA A 5º Vara Cível da Comarca de AAA/CE, sem juiz titular desde 2018.”
Com base na situação narrada, bem como a jurisprudência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), redija uma minuta de decisão [valor: 9,00 pontos] para o caso acima narrado, aborde os seguintes aspectos:
1) Assiste razão ao requerente no referido Pedido de Providências? [valor: 15,00 pontos]
2) O Pedido de Providências poderia ser alterado para Representação por Excesso de Prazo (REP)? Segundo a jurisprudência do CNJ, qual o prazo considerado razoável para a prática de atos jurisdicionais? É possível o arquivamento sumário na situação em questão? [valor: 14,00 pontos]
OBS: Dispense o relatório em seu texto.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Lei Complementar n.º 80/1994 “organizou a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreveu normas gerais para a organização da Defensoria Pública nos Estados. No seu artigo 4.º, indicou as funções institucionais da Defensoria Pública. Não referia, nessa sua redação original, a legitimidade para propor ações civis públicas para tutela de direitos coletivos ou difusos. Não havia referência a respeito”. (Trecho do voto do ministro Teori Zavascki na ADI 3943, 7/5/2015.)
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, discorra sobre a legitimidade da Defensoria Pública para a promoção de ação civil pública e comente sobre o seu papel constitu…
Determinado município realizou certame licitatório para a aquisição de vacinas. A empresa Laboratório Ltda., mesmo sem dispor das vacinas, fraudou um atestado, com o objetivo de atender aos requisitos previstos no edital. Vencedora do certame, a referida empresa recebeu R$ 3 milhões pela venda das doses da vacina, porém entregou ao contratante frascos que continham apenas placebo.
Considerando a situação hipotética precedente e as disposições da Lei n.º 12.846/2013, acerca da responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, redija um texto dissertativo respondendo, de forma fundamentada, aos questionamentos a seguir.
1 Quais a…



