Leia os textos a seguir para responder à questão:
Texto I
CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS NORTEADOS
Art. 3° São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:
I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes; […]
CAPÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
Art. 8° São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional e Tecnológica:
I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo de trabalho; […]
CAPÍTULO X
DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA E ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Art. 33 […]
§ 1° O estágio profissional é desenvolvido em ambiente real de trabalho, assumido como ato educativo e supervisionado pela instituição de ensino, em regime de parceria com organizações do mundo do trabalho, objetivando efetiva preparação do estudante para o trabalho.
Resolução CNE/CP n° 1, de 5 de janeiro de 2021. Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação profissional e Tecnológica. Disponível em: https://observatorioept.org.br/sobre-ept/legislacao Acesso em: 19 Ago2023.
Texto II
Na sociedade de mobilidade crescente […], o contato com estranhos/estrangeiros/desconhecidos aumenta velozmente, alterando instituições basilares da sociedade como casa, vizinhança, família, trabalho. A garantia de ser bem recebido em todos os lugares para onde vamos torna-se uma necessidade. […] Crescem as reivindicações por uma hospitalidade mais carregada de calor humano.
Camargo, L. O. L. As leis da hospitalidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v.15 n.2. 2021. Disponível em: https://rbtur.org.br/article/view/2112. Acesso em: 03 Set
A partir dos textos lidos, respondo o que se segue:
A) Identifique as oportunidades, vivenciadas pelos alunos em suas práticas profissionais e em seus estágios supervisionados, que podem contribuir em sua formação e explique de que forma o professor pode orienta-los durante essas atividades.
B) Admita que os encontros educacionais também são cenas de hospitalidade. Explique o conceito da hospitalidade e como ele se aplica à relação professor-aluno durante o processo formativo.
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I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo de trabalho; […]
CAPÍTULO X
DA PRÁTICA PROFISSIO…
As crianças de uma turma do Infantil II estavam observando o céu. A professora questionou o motivo da observação, e as crianças responderam que estavam “vendo o sol ir embora”. A partir dessa escuta, a professora, juntamente com sua turma, desenvolveu um projeto sobre o pôr do sol, que se desdobrou no conhecimento sobre o sistema solar. O registro da professora sobre esse trabalho apresentou desde o primeiro questionamento dos alunos até desenhos sobre as hipóteses das crianças, fotos do processo, material de pesquisa de livros e internet e escrita de um texto coletivo, tendo a professora como escriba de todo o percurso vivenciado. Tal trabalho constituiu-se em uma rica experiência de docume…
A escola fundada nos “programas de lições previamente traçadas” e no regime do “aprende ou serás castigado” ignorava, antes do mais, a complexidade do ato educativo e tudo que podia realmente conseguir eram crianças hábeis no jogo da dissimulação, que procuravam cumprir – para evitar a pena ou ganhar o prêmio –, com o mínimo de responsabilidade voluntária, a tarefa obrigatória que lhes marcavam os mestres.
Passar daí para o domínio de uma escola onde não se faz senão o que der na veneta, onde tudo seja prazer no sentido pejorativo e flácido desse termo, seria substituir o regime do compulsório, desagradável e deseducativo da escola tradicional pelo regime do caprichos…



