Leia o fragmento a seguir.
O tratamento padrão para carcinoma in situ é a administração intravesical do Bacilo de Calmette-Guérin (BCG), sendo os pacientes não responsivos a esta modalidade de tratamento encaminhados à quimioterapia intravesical de resgate com gencitabina e docetaxel ou a remoção cirúrgica da bexiga, em um processo chamado cistectomia radical. Foi aprovada em 2020, com base no estudo multicêntrico de fase 2 (KEYNOTE-057), a utilização de pembrolizumabe, em esquema de monoterapia, para os pacientes refratários ao uso do BCG que apresentam este diagnóstico oncológico. Entretanto, após realização de estudo fármaco-econômico utilizando análises de sensibilidade unidirecional e probabilística, foi constatado que a utilização de pembrolizumabe não é custo-efetiva quando comparada às duas modalidades de tratamento citadas anteriormente, cistectomia e quimioterapia intravesical de resgate, respectivamente.
WYMER, K. M. et al. Cost-Effectiveness Analysis of Pembrolizumab for Bacillus Calmette-Guérin-Unresponsive Carcinoma In Situ of the Bladder.
The Journal of Urology, v. 205, nº 5, p. 1326–1335, maio 2021.
A partir do fragmento:
a) apresente, com base na RE 899/2003, o conceito de análise de custo-efetividade.
b) explique como o pembrolizumabe atua.
c) cite um outro anticorpo antitumoral que possua o mesmo epítopo de ligação.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os distúrbios hereditários da coagulação podem levar a doenças hemorrágicas graves, em que situações aparentemente simples, como um procedimento dentário ou pequenos traumatismos, podem deflagrar sangramentos potencialmente fatais.
Entre estas doenças, destacam-se as hemofilias A e B, que se caracterizam por deficiência dos fatores VIII e IX da coagulação, respectivamente.
a. Descreva as características bioquímicas dos fatores VIIIa e IXa da coagulação e suas respectivas funções na formação da trombina.
b. Descreva os testes de triagem da coagulação do sangue, indicando o tempo de protrombina (TP), o tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) e a expressão dos seus resultados.
c. Com rel…
Os testes de laboratório, além da correta indicação, para que tenham utilidade clínica, precisam apresentar algumas características de desempenho para garantir o grau de confiabilidade necessária. Nesse sentido, são importantes a precisão, a exatidão, a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo e negativo.
Assim sendo, apresente os conceitos clínicos e analíticos de cada uma dessas características de desempenho laboratorial.
Leia com atenção o texto abaixo, e responda ao que se pede.
A interação medicamentosa pode ser definida com uma resposta farmacológica ou clínica à administração de dois ou mais fármacos que seja diferente da resposta desencadeada por esses fármacos, quanto tomados individualmente.
Segundo OGA (2003), as interações medicamentosas são classificadas didaticamente segundo três critérios.
Descreva quais são esses critérios, e explicando detalhadamente a sua importância para o exercício profissional do Farmacêutico.



