Após esgotadas todas as tentativas de citação, que se esquivava da formalização do referido ato processual, foi procedida a citação por edital do réu Vicente Gomes. Ocorre que decorrido o prazo processual, o acusado não compareceu e nem constituiu advogado, fazendo com o que o juiz suspendesse o processo, bem como o curso do prazo prescricional, a fim de evitar a extinção da punibilidade pela prescrição.
Nesse meio tempo, Maria da Rocha, principal testemunha da acusação, descobriu que está com uma doença gravíssima e, mesmo diante do tratamento, corre um grande risco de morte. Sabendo do ocorrido, o assistente da acusação requereu a produção antecipada de provas, na qual foi indeferida pelo magistrado, com a justificativa de que o réu não possui defesa constituída e inexiste, no Brasil, processo criminal sem o contraditório e a ampla defesa.
Considerando a situação hipotética e com base na lei processual penal brasileira, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- Discorra sobre a diferença da citação e da intimação no processo penal. [Valor: 5,00 pontos]
- A conduta do juiz, em indeferir o pedido de produção antecipada de provas, está em consonância com o disposto no texto legal? [Valor: 8,00 pontos]
- É possível a decretação da prisão preventiva no caso em tela? Justifique. [Valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante a realização de processo seletivo interno promovido nas dependências da Câmara dos Deputados para preenchimento de vagas de estágio e funções terceirizadas de apoio administrativo, a Polícia Legislativa Federal foi acionada após notícia de possível esquema de fraude envolvendo candidatos, fiscais e terceiros.
Apurou-se preliminarmente que Carlo, já possuidor de antecedentes por crimes contra a fé pública e contra o patrimônio, teria arquitetado esquema criminoso destinado à aprovação fraudulenta de candidatos no certame. Segundo as informações iniciais, Carlo teria oferecido vantagem indevida a Lenita, servidora terceirizada responsável pela coordenação operacional da fiscalização da…
Durante a madrugada, houve um furto qualificado mediante arrombamento no interior da Câmara dos Deputados. O acesso ao local ocorreu após violação de uma porta lateral, tendo sido subtraídos equipamentos eletrônicos e documentos institucionais.
Na verificação da ocorrência, foram identificados diversos vestígios, tais como impressões digitais, fragmentos possivelmente relacionados ao instrumento utilizado no arrombamento e registros audiovisuais do sistema interno de monitoramento.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija texto dissertativo devidamente fundamentado, em atendimento ao que se pede a seguir.
1 Conceitue cadeia de custódia [valor: 2,00 pontos], indicando suas etapa…
Durante patrulhamento nas dependências da Câmara dos Deputados, agentes da Polícia Legislativa Federal identificaram um indivíduo em comportamento suspeito em área de circulação interna do prédio. Ao perceber a aproximação da equipe, o indivíduo demonstrou nervosismo e tentou se afastar rapidamente.
Realizada a abordagem, foram encontradas em sua mochila pequenas porções de substância semelhante à maconha, acondicionadas em invólucros plásticos. Também foi apreendido um aparelho celular contendo mensagens com terceiros, nas quais o indivíduo mencionava a intenção de utilizar a substância nas dependências do prédio ao final do expediente.
Durante a abordagem, o indivíduo tentou descartar part…



