Leia o texto.
Ah! se mestre Romão pudesse seria um grande compositor. Parece que há duas sortes de vocação, as que têm língua e as que a não têm. As primeiras realizam-se; as últimas representam uma luta constante e estéril entre o impulso interior e a ausência de um modo de comunicação com os homens. Romão era destas. Tinha a vocação íntima da música; trazia dentro de si muitas óperas e missas, um mundo de harmonias novas e originais, que não alcançava exprimir e pôr no papel. Esta era a causa única da tristeza de mestre Romão. Naturalmente o vulgo não atinava com ela; uns diziam isto, outros aquilo: doença, falta de dinheiro, algum desgosto antigo; mas a verdade é esta: — a causa da melancolia de mestre Romão era não poder compor, não possuir o meio de traduzir o que sentia. Não é que não rabiscasse muito papel e não interrogasse o cravo, durante horas; mas tudo lhe saía informe, sem ideia nem harmonia. Nos últimos tempos tinha até vergonha da vizinhança, e não tentava mais nada.
(Machado de Assis, “Cantiga de Esponsais”. http://www.dominiopublico.gov.br/)
a) Transcreva um trecho do texto exemplificando o emprego de pronome anafórico, e outro, o emprego de pronome catafórico. Nos dois casos, indique o termo ou expressão a que o pronome está se referindo.
b) Reescreva o trecho – Parece que há duas sortes de vocação, as que têm língua e as que a não têm. –, seguindo as instruções e fazendo as adaptações necessárias: 1) substitua “Parece” por “Tem-se a impressão”; 2) substitua o verbo “haver” (há) por “existir”; 3) substitua as duas ocorrências do verbo “ter” por “dispor”.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Sintaticamente, identifique os tipos de sujeito nas orações a seguir:
a) Estão pedindo ajuda para os desabrigados.
b) Aquele menino não se feriu na tragédia.
c) João e Antônio queriam ter participado dos resgates.
d) Deixei dinheiro para a compra de suprimentos.
e) Choveu demais na região serrana do Rio de Janeiro.
Considere as frases a seguir, para responder aos itens.
I. O casal ofereceu no jantar um camarão à Paulista;
II. Guilherme fez referência àquele filme do Oscar;
III. Maria do Acarajé se dirigiu ao balcão à caráter;
IV. A solicitação de Maria era idêntica à dos maquinistas;
V. Servir à Americana é uma opção.
a) Em qual das frases, o acento grave indicativo da crase foi utilizado incorretamente?
b) Explique o uso incorreto do acento grave da resposta anterior.
c) Qual a diferença entre “Servir à Americana” e “Servir a Americana”?



