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Q304703 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2000
Órgao: BCB - Banco Central do Brasil (Bacen)
Cargo: Analista
Padrão de resposta Resolução em texto Adaptada40 linhas Resolução de Aluno +90%

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A globalização é um movimento econômico irreversível, mas ainda carregado de problemas, marcado por volatilidade financeira, recessão, concentração do poder econômico e impasse nas negociações comerciais.

Embora tenham conhecido alguns avanços, especialmente no acesso a novas tecnologias, as nações pobres, como regra geral, estão muito aborrecidas. Elas acham que a globalização tem falhado flagrantemente em integrar a porção menos favorecida do planeta no processo de enriquecimento mundial.

“Precisamos humanizar a globalização porque a pobreza é a ameaça definitiva à estabilidade do mundo”, disse Michel Camdessus.

Nos últimos tempos, o FMI tem defendido a idéia de que os governos não podem desprezar o combate à pobreza.

Os 20% da população global que vive em países ricos desfrutam de 82% dos resultados da expansão do comércio internacional e recebem 68% dos investimentos externos diretos. A globalização está enriquecendo ainda mais os que já são ricos em uma velocidade muito maior do que vem melhorando a vida dos pobres.

No ambiente sem fronteiras que vem sendo criado no planeta, as negociações estão cada vez mais acaloradas.

Europeus e japoneses reclamam contra o fechamento do mercado americano a seus produtos, e todos falam mal da Europa, que não importa produtos agrícolas. Em outra frente, foram tamanhos os desentendimentos entre o Brasil e a Argentina, parceiros no MERCOSUL, que o governo brasileiro resolveu recorrer a uma organização externa ao bloco comercial sul-americano, a Organização Mundial do Comércio, para forçar os argentinos a comprarem os produtos têxteis feitos no Brasil.

Inspirando-se nas ideias dos textos anteriormente apresentados redija um texto dissertativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema:

GLOBALIZAÇÃO: UTOPIA E REALIDADE.

Esta questão foi adaptada para 40 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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