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Q297021 | Serviço Social
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: MPE TO - Ministério Público do Estado do Tocantins
Cargo: Analista Ministerial - MPE TO

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Maria tem 94 anos de idade e reside sozinha em uma cidade do interior distante 493 km da capital de seu estado. Não há familiares residentes na sua cidade. Ela tem três netos: um reside na capital do estado, um fora do estado e outro no exterior. Maria é aposentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebe benefício de um salário mínimo. Ela necessita de cuidados qualificados, dada sua idade avançada e suas condições de saúde. Diante dessa situação, a família optou por levar Maria para a capital, onde reside um dos seus três netos, filhos de seu único filho, já falecido. Embora o neto de Maria residente na capital tivesse disponibilidade afetiva para a efetivação de vínculo e a garantia do direito à convivência familiar, sua renda, oriunda de atividades informais na construção, é instável e mínima para o atendimento de suas necessidades cotidianas de alimentação, saúde, moradia, transporte e outros gastos.

Em decorrência da incompatibilidade da renda per capita da família para custear serviço de cuidadores para Maria, e com o intuito de garantir-lhe acompanhamento e cuidados protetivos, a família optou, então, por colocá-la uma instituição de longa permanência (ILPI) pública, tendo solicitado atendimento junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município da capital, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para a realização do Cadastro Único e para a avaliação socioeconômica da família. Após a realização da visita domiciliar, a assistente social comunicou verbalmente à família que Maria não era elegível à política de assistência social, bem como que ela não teria direito a uma vaga em uma ILPI. A assistente social se absteve de elaborar relatório ou emitir parecer sobre o estudo social de Maria.

Considerando essa situação hipotética, redija um texto dissertativo, embasado na legislação pertinente e nos princípios da ética profissional, indicando se houve violação de direitos da pessoa idosa no âmbito da Política de Assistência Social e apontando o tipo de violação ocorrida [valor: 3,50 pontos], o responsável pela violação [valor: 3,00 pontos] e eventuais penalidades a que o responsável está sujeito [valor: 3,00 pontos].


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaServiço Social
BancaCebraspe (Cespe)

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