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Q277795 | Administração Geral e Pública
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024
Órgao: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Cargo: Técnico de Planejamento e Pesquisa
Padrão de resposta Resolução em texto45 linhas Resolução de Aluno +90%

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Em algumas regiões do Planeta, atingidas por clima seco ou semiárido, a escassez de água é um fenômeno que acontece de forma sazonal e, segundo relatório da ONU – 2023 –, faz com que milhares de pessoas e famílias não tenham acesso a serviços seguros de água potável para o consumo. Os impactos sobre a saúde da população são significativos, sobretudo para bebês e crianças.

Suponha que, com base nesse diagnóstico, o governo de um país resolve construir cisternas de placas para armazenamento de água em localidades atingidas pelos períodos de seca, a partir de um determinado ano, pelo prazo de 5 anos. Após esse período, o governo fará uma avaliação geral do programa decidindo por sua continuidade ou alteração.

A tecnologia proposta de construção de cisterna é de baixo custo e capta a água da chuva do telhado por meio de calhas. Esses reservatórios armazenam água de chuva para utilização nos meses de período mais crítico de estiagem.

As cisternas são para consumo familiar, instaladas próximas às casas, demandando menos tempo de deslocamento para coleta de água. A capacidade de armazenamento pode chegar a 16 mil litros de água potável. Além da construção da cisterna, o governo também capacita as famílias para manter a qualidade da água armazenada.

O público do programa é formado por famílias rurais de baixa renda que moram nas localidades atingidas pela seca ou falta regular de água, já previamente definidas pelo programa. Para participarem, as famílias devem também estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo.

Nesse contexto, elabore um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas, apresentando o planejamento de uma avaliação ex post desse programa de construção de cisternas descrito, considerando que o governo garantirá acesso às bases identificadas do Cadastro Único no período anterior e posterior ao programa e outras informações socioeconômicas das localidades. O texto que apresentará o planejamento dessa avaliação deverá desenvolver os seguintes aspectos:

• explique por que a avaliação ex post é indicada nesse caso;

• descreva os componentes fundamentais dessa avaliação ex post e os caminhos que devem ser seguidos para a realização de cada uma das etapas;

• apresente um efeito potencial não esperado para o público-alvo.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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victoria.rsilva
victoria.rsilva
Inscrito
1 ano atrás

Por favooooor, estruturem esta. :,(