Em algumas regiões do Planeta, atingidas por clima seco ou semiárido, a escassez de água é um fenômeno que acontece de forma sazonal e, segundo relatório da ONU – 2023 –, faz com que milhares de pessoas e famílias não tenham acesso a serviços seguros de água potável para o consumo. Os impactos sobre a saúde da população são significativos, sobretudo para bebês e crianças.
Suponha que, com base nesse diagnóstico, o governo de um país resolve construir cisternas de placas para armazenamento de água em localidades atingidas pelos períodos de seca, a partir de um determinado ano, pelo prazo de 5 anos. Após esse período, o governo fará uma avaliação geral do programa decidindo por sua continuidade ou alteração.
A tecnologia proposta de construção de cisterna é de baixo custo e capta a água da chuva do telhado por meio de calhas. Esses reservatórios armazenam água de chuva para utilização nos meses de período mais crítico de estiagem.
As cisternas são para consumo familiar, instaladas próximas às casas, demandando menos tempo de deslocamento para coleta de água. A capacidade de armazenamento pode chegar a 16 mil litros de água potável. Além da construção da cisterna, o governo também capacita as famílias para manter a qualidade da água armazenada.
O público do programa é formado por famílias rurais de baixa renda que moram nas localidades atingidas pela seca ou falta regular de água, já previamente definidas pelo programa. Para participarem, as famílias devem também estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo.
Nesse contexto, elabore um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas, apresentando o planejamento de uma avaliação ex post desse programa de construção de cisternas descrito, considerando que o governo garantirá acesso às bases identificadas do Cadastro Único no período anterior e posterior ao programa e outras informações socioeconômicas das localidades. O texto que apresentará o planejamento dessa avaliação deverá desenvolver os seguintes aspectos:
• explique por que a avaliação ex post é indicada nesse caso;
• descreva os componentes fundamentais dessa avaliação ex post e os caminhos que devem ser seguidos para a realização de cada uma das etapas;
• apresente um efeito potencial não esperado para o público-alvo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com o Manual de Oslo, as inovações podem ser classificadas em quatro tipos: de produto/serviço, de processo, organizacional e de marketing.
Dentre esses tipos de inovação, um exemplo foi a criação de um larvicida biológico por uma startup com foco em biotecnologia, um produto inofensivo ao homem, mas eficaz contra as larvas do Aedes aegypti. Sua formulação contém cristais proteicos, produzidos por uma bactéria (Bti) que provoca a mortalidade das larvas. O Bti para ação larvicida já era utilizado na agricultura, mas o produto da empresa é o primeiro a ser disponibilizado com formulação e concentração que permite o uso doméstico e a venda livre.
Embora a empresa tenha nascido com…
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma legislação abrangente que visa assegurar os direitos das pessoas com deficiência e promover a inclusão social. Alguns dos principais pontos de discussão relacionados à sua aplicação incluem a acessibilidade e a educação inclusiva.
Além disso, a falta de recursos, a infraestrutura inadequada e a escassez de profissionais treinados são obstáculos que comprometem a eficácia dessas iniciativas. Outro aspecto importante é que a conscientização e a mudança de mentalidade são necessárias para superar o estigma social e garantir a inclu…
Considere os Textos a seguir para responder à questão dissertativa.
Texto 1
Uma pesquisa para investigar o falecimento de pessoas que foram expostas ao ambiente prisional mostra que a letalidade é, de fato, uma possibilidade real para quem, no Brasil, se torna uma pessoa sob a custódia estatal, ou seja, um detento ou uma detenta, por cometer um crime.
O levantamento “Letalidade prisional: uma questão de justiça e saúde pública”, encomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito da quinta edição da série Justiça Pesquisa, sintetiza essa realidade dos espaços de privação de liberdade do Brasil: morre-se muito, sabe-se pouco, registra-se quase nada; praticamente não se responsabili…




Por favooooor, estruturem esta. :,(