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Q274958 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024

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Situação 1

Em parecer ao STF, ANTT diz que tabela de frete pode ser reavaliada.

Em parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) afirmou que, a medida que fixou preço mínimo para o frete “pode ser reavaliada”. O documento foi enviado pela AGU (Advocacia-Geral da União) ao ministro Luiz Fux do STF.

 

“As negociações ainda não estão definitivamente encerradas. Pode-se dizer que a adição do tabelamento foi sim medida emergencial, mas pode ser reavaliada (…) O fato é que, em princípio, os custos para o transporte de cargas subiram e o frete não acompanhou, impondo o prejuízo aos trabalhadores e motoristas”, diz o documento.

No mesmo documento, a agência reguladora afirma que a tabela foi “necessária para reestabelecer uma situação de equilíbrio no mercado”. A ANTT aponta que a suspensão da medida, mesmo que por 180 dias, “lançara o país no mesmo caos em que se encontrava dias atrás”. 

 

Disponível em: https://www.poder360.com.br/justica/em-parecer-ao-stf-antt-diz-que-tabela-de-frete-pode-ser-reavaliada/

 

Situação 2

 

No dia 02 de outubro de 2012, foram instaurados 2 (dois) processos sancionadores independentes, o que resultou na aplicação de duas multas em desfavor de uma concessionária regulada pela ANTT. A sanções foram decorrentes de atividade de rotina dos agentes de fiscalização da Agência.

No contrato de concessão entre a concessionária e o Poder Concedente prevê a sujeição da empresa aos regulamentos estabelecidos pela ANTT. A Concessionária conhecia desde processo licitatório as hipóteses gradação de valores para sanções pecuniárias, sendo que as multas ora em apreço consistem em sanções administrativas, contratualmente previstas, aplicáveis aos casos de descumprimento das obrigações descritas no instrumento de outorga ou na legislação aplicável aos serviços de exploração da infraestrutura rodoviária federal.

Ademais, própria Lei de Criação da Autarquia, em seu art. 78-F, § 10, que determina consideração do princípio da proporcionalidade, mensurado entre gravidade da falta intensidade da sanção, como pressuposto para aplicação de penalidades pecuniárias.

Adaptado do voto nº 44/2019 da ANTT (Recurso interposto)

 

Diante das situações narradas acima, elabore um Parecer Técnico sobre atuação regulatória do Estado. Para a elaboração do Parecer, o candidato deve necessariamente opinar tecnicamente acerca dos seguintes temas:

a) A partir da Situação 1, explique os objetivos da regulação tarifária e informe qual a finalidade de tabelamento de fretes, exemplificando pelo menos um objetivo específico. [valor: 25,00 pontos]

b) A partir da Situação 2, explique e fundamente três tipos de instrumentos de regulação da ANTT e informe quais foram utilizados no caso concreto. [valor: 13,00 pontos]

c) Observando as duas situações apresentadas, cite três pressupostos da regulação que justifica a atuação da ANTT no caso concreto. [valor: 13,00 pontos]

d) Qual a diferença entre preço mínimo e preço máximo? Em que reside seus objetivos e impactos no mercado? [valor: 25,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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