Leia a anamnese a seguir.
Paciente de 40 anos, sexo masculino, previamente hígido, dá entrada na Emergência com febre há 48 horas, tosse com expectoração esverdeada. ao exame físico está lúcido, corado, hipoidratado +/4+, cianótico +/4+ e anictérico. Pressão arterial: 92 x 54 mmHg; frequência respiratória: 40 irpm, frequência cardíaca: 112 bpm e temperatura axilar: 37,4o C (após uso de dipirona). Ritmo cardíaco regular em 2 tempos e sem sopros. Murmúrio vesicular universalmente diminuído, estando abolido em base direita com estertores crepitantes no hemitórax direito. Abdome e membros sem alterações dignas de nota.
Considerando o quadro exposto, responda aos itens a seguir.
a. A radiografia de tórax apresenta condensação alveolar em terço médio do hemitórax direito, além de derrame pleural que se desloca na incidência de Laurell, com diâmetro de 3 cm de derrame. Cite um esquema antibiótico (nome genérico), visando a cobrir os principais germes para o quadro infecioso do caso.
b. Caso o derrame pleural seja puncionado, indique os exames necessários para classificá-lo como exsudato e como interpretá-los.
c. Cite os cinco principais exames no líquido pleural necessários para classificá-lo como derrame pleural parapneumônico ou empiema.
No quinto dia de internação, o paciente evoluiu com hipoxemia e parada cardiorrespiratória (PCR). O paciente foi prontamente intubad o e as manobras de ressuscitação cardiopulmonar foram iniciadas. O eletrocardiograma da PCR mostrou o traçado abaixo

d. Indique o nome do ritmo de PCR que o paciente apresentou e a dose, o intervalo e a via preferencial de administração da droga que deve ser feita imediatamente. O ritmo deve ser cardiovertido? Justifique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um inquérito soroepidemiológico para a detecção de anticorpos IgM contra o antígeno da dengue foi realizado em 100 pacientes.
O médico assistente diagnosticou clinicamente a doença em 60% dos pacientes. O exame sorológico resultou positivo em 90 pacientes.
Dentre estes pacientes, contatou-se que, em 55, o médico diagnosticou a doença. Não houve erro no diagnóstico laboratorial da doença.
Com base nestas informações e considerando o exame sorológico como padrão-ouro,
a) construa a tabela 2×2, correlacionando os resultados da sorologia com o diagnóstico clínico do médico assistente.
b) calcule a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo e negativo do diagnóstico clí…
A gasolina é um combustível amplamente utilizado em veículos automotores, principalmente automóveis e motocicletas, há mais de um século. A mesma é composta por uma mistura de hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados, podendo também conter compostos de enxofre e de nitrogênio. Trabalhadores frentistas de postos de gasolina se expõem, diariamente, durante a jornada de trabalho, a vapores deste combustível.
Sobre a exposição ocupacional a vapores de gasolina por trabalhadores frentistas, responda às questões a seguir.
a) Indique os três principais solventes orgânicos aromáticos, prejudiciais ao ser humano, presentes na gasolina.
b) Apresente as principais características…
Masculino, 55 anos, comerciante, em companhia de familiares. Admitido no pronto atendimento de um hospital de grande porte, por aumento do volume abdominal ao longo dos últimos dois meses. Não faz acompanhamento médico regular. Não faz uso de medicações.
Nega etilismo e tabagismo. Transfusão sanguínea há 35 anos por complicações relacionadas a um acidente automobilístico.
Medida antropométrica: IMC: 22,5 kg/m2.
Sinais vitais: temperatura 38OC, pressão arterial 110 x 70 mm Hg, frequência respiratória: 19 incursões respiratórias/minuto; frequência cardíaca 95 batimentos/minuto.
Exame físico: anictérico. Escala de Glasgow [abertura ocular espontânea (4) + resposta verbal confusa (4) + resposta …



