Os planos de benefícios dos fundos de pensão poderão ser instituídos por patrocinadores e instituidores. A formalização da condição de patrocinador ou instituidor de um plano de benefício se dá com a celebração de convênio de adesão, que deve ocorrer entre o patrocinador ou instituidor e a entidade fechada de previdência complementar. Cada plano de benefícios será regulamentado segundo as condições fixadas previamente e a prévia autorização do órgão regulador e fiscalizador.
Diante disso, elabore um texto explicitando
• quais são os institutos que devem estar previstos nos planos de benefícios: os tipos de institutos e seus objetivos;
• quais os tipos de contribuições que existem em um plano de benefício de previdência complementar e suas características;
• para que serve o plano de custeio do plano de benefício: o conceito de plano de custeio, sua periodicidade e sua utilidade para o plano de benefício.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em 31.10.20X2, o banco WX recebeu uma proposta de pagamento de dívida que, conforme regras do COSIF, já estava baixada como prejuízo.
O devedor informou, todavia, que o pagamento somente poderia ser feito em criptomoedas. O devedor é proprietário de 80 criptomoedas, cotadas em 31.10.20X2 a R$ 100.000,00 cada unidade de criptomoeda.
Pelo valor de R$ 8.000.000,00, o banco aceita dar quitação para a dívida.
Admitam-se as seguintes condições:
a) os advogados do banco emitiram um parecer afirmando que aquela forma de pagamento era legal e que, portanto, poderia ser aceita;
b) em havendo operações com criptomoedas, o reconhecimento contábil deverá ocorrer em contas do sistema contábil do banco cre…
A Resolução CNSP nº 391, de outubro de 2020, estabelece regras para emissão de dívida subordinada por sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, resseguradores locais e entidades abertas de previdência complementar, constituídas sob a forma de sociedades anônimas. Uma dívida subordinada classificada nessa norma pode ser uma debênture, uma nota comercial ou qualquer outro instrumento de dívida emitido por uma sociedade seguradora ou entidade aberta de previdência complementar, dentre outras.
Nesse contexto, considere a hipótese de que uma entidade aberta de previdência complementar tenha interesse em emitir uma dívida subordinada. Sabendo-se que, em conformidade com a Resolução CNSP…
Nos relatórios de auditoria sobre demonstrações contábeis, tanto no caso de entidade que possui um único plano de benefício previdenciário ou no caso de entidade com multiplanos, têm-se modelos que devem ser utilizados pelo auditor como padrão de relatório, com o objetivo de se conseguir uma uniformidade na emissão desses relatórios.
De acordo com o exemplo de relatório de auditoria do Anexo II, contido no Comunicado Técnico de Auditoria CTA 08, de 2013, e pressupondo-se que não houve limitação no alcance da auditoria executada, nem tampouco tenha sido identificada qualquer distorção relevante, elabore um relatório de auditoria da entidade MNO, de forma fundamentada, com 2 planos de benefíci…



