Os meios de pagamento ampliados são indicadores antecedentes de pressões de demanda sobre o setor real melhores que os meios de pagamento restritos, dado que, atualmente, as facilidades de realocação de portfólio permitem que o M1 esteja sempre no nível necessário para transações e responda passivamente a elevações no nível de preços. Ressalte-se, contudo, que mesmo em modelos de política monetária que privilegiam o controle de taxas de juros, os agregados monetários continuam sendo instrumentos importantes para o acompanhamento dos efeitos daquela política, tanto como indicadores de liquidez quanto como indicadores de captações internas de recursos, por parte do sistema emissor, para multiplicação de crédito no país.
Reformulação dos Meios de Pagamento – Notas Metodológicas, Banco Central do Brasil
Considerando a metodologia utilizada pelo Banco Central do Brasil, elabore um texto abordando os seguintes tópicos:
- O critério utilizado, no Brasil, para classificação dos meios de pagamento. [valor: 1,50 pontos]
- Os agregados monetários e suas respectivas composições. [valor: 5,00 pontos]
- A relação entre os meios de pagamento, a base monetária e o multiplicador monetário. [valor: 3,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em determinado país, os preços de um setor produtivo regulado pelo Estado são definidos pelo custo do serviço, de acordo com o custo marginal da empresa regulada, no sentido de maximizar seu lucro. O custo marginal, para todas as empresas do setor, é constante e pode ser reduzido, mas tal redução gera uma despesa adicional para as empresas. Ainda que o Estado ofereça a reposição dessa despesa por meio do preço regulado, o fato de o Estado garantir a remuneração pelo custo retira todo o incentivo das empresas para reduzi-lo. Nesse contexto, a agência reguladora competente decidiu, então, aplicar uma metodologia de yardstick competition para gerar os incentivos necessários a cada empresa por m…
No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de sol…

A partir da análise dos gráficos precedentes, redija um texto dissertativo a respeito do desenvolvimento econômico e social do Paraná no período entre 2010 e 2020. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 comportamento do PIB no referido período e seu impacto sobre os setores de agricultura, indústria e serviços no que se refere à geração de emprego e renda; [valor: 2,25 pontos]
2 relação do PIB do período com os indicadores de qualidade de vida (IDH e coeficiente de Gini). [valor: 2,50 pontos]



