Prova Escrita PC SP (Vunesp) 2023: Como será a prova escrita do concurso da PC SP?
A prova escrita PC SP (Vunesp) terá um peso muito grande neste concurso, tanto para o cargo de Investigador, como para o cargo de Escrivão. Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova escrita PC SP (Vunesp), veja até o final as dicas que vou passar.
Prova Escrita PC SP (Vunesp) – Investigador e Escrivão
A prova escrita PC SP será aplicada no mesmo dia da prova objetiva (26/11/2023), no período da tarde, ou seja, no mesmo dia da prova preambular.
Segundo o edital, a prova escrita PC SP (Vunesp), de caráter eliminatório e classificatório, será constituída por 4 (quatro) questões discursivas, abrangendo disciplinas objeto do programa definido no edital, conforme distribuição abaixo:
- Língua Portuguesa – 01 (uma) questão;
- Noções de Direito – 02 (duas) questões;
- Noções de Criminologia – 01 (uma) questão
A prova escrita PC SP terá a duração de 3 (três) horas e avaliará o domínio do conhecimento do conteúdo das disciplinas do edital e da norma culta, bem como o desenvolvimento dos temas na estrutura proposta, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio lógico e a capacidade de argumentação.
Assim, os critérios de correção da prova escrita PC SP considerará dois pontos:
- conhecimento do conteúdo – com 25 pontos; e
- norma culta, coesão e coerência textual – penalizando o candidato em até 5 pontos (0,25 por cada erro), ou seja, reduzindo a nota que tirou na parte de conhecimento do conteúdo.
Lembrando que a prova escrita PC SP terá que ser respondida com caneta preta, vedado o uso de corretor de texto, dever ser manuscrita e não poderá ter qualquer identificação do candidato.
Peguei a prova escrita PC SP, o que eu faço?
Após pegar a prova na hora do concurso, você vai seguir os seguintes passos:
- Ler o enunciado;
- Identificar os tópicos;
- Montar o rascunho eficiente; e
- Inserir a resposta na folha de resposta definitiva.
Ponto importante a observa na hora de inserir a resposta na folha definitiva da prova escrita PC SP!
Segundo o edital, o candidato deverá responder cada uma das questões da prova escrita PC SP em campo próprio do caderno de respostas, sob pena de não correção das respostas lançadas inadequadamente.
Esse é um ponto muito importante, pois veja como veio prova escrita PC SP no concurso de 2022, referente à Língua Portuguesa:
Exemplo 1 – prova escrita PC SP
Sintaticamente, identifique os tipos de sujeito nas orações a seguir:
Estão pedindo ajuda para os desabrigados.
Aquele menino não se feriu na tragédia.
João e Antônio queriam ter participado dos resgates.
Deixei dinheiro para a compra de suprimentos.
Choveu demais na região serrana do Rio de Janeiro.
Como podemos ver na folha de resposta disponibilizada pela banca Vunesp, o candidato possuía espaços específicos para responder cada item da prova escrita PC SP, veja:
Veja que essa determinação de espaço específico ocorreu também no caso da questão de Direito Penal da prova escrita PC SP, veja:
Exemplo 2 – prova escrita PC SP
João estava realizando um trabalho em grupo para a faculdade na casa de Pedro, seu colega de sala. Após discutirem acaloradamente, Pedro ordenou a João que fosse embora de sua casa. João se recusou a deixar o imóvel, apesar da insistência de Pedro, que, passadas algumas horas, resolveu acionar a polícia. Antes mesmo da chegada da viatura policial, João deixou espontaneamente o imóvel, nele esquecendo seus objetos pessoais, dentre os quais seu notebook e livros universitários. No dia seguinte, sem a autorização de seu colega, Pedro anunciou à venda, no mural da faculdade, o notebook de João. A respeito do caso, pergunta-se:
a) Pedro e João praticaram, em tese, alguma infração penal? Qual(is)?
b) Seria cabível a desistência voluntária em relação à conduta praticada por João? Explique.
Veja que o candidato possuía 12 linhas para responder a cada item enunciado da prova escrita PC SP do concurso de 2022:
Mas também teve outro caso em que a banca disponibilizou um campo único para responder ao que estava sendo pedido no enunciado da prova escrita PC SP do concurso de 2022:
Exemplo 3 – prova escrita PC SP
Quais são os requisitos que caracterizam o furto privilegiado? Quais as consequências do reconhecimento do privilégio?
Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva ou escrita, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.
A nota da prova escrita PC SP será o diferencial na classificação final do concurso.
É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:
- Não sabem como se preparar para escrever um texto;
- Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
- Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
- Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.
Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.
Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso CURSO DE DISCURSIVA PC SP, que está separado por cargo:
- Curso de Discursiva PC SP (Vunesp) para o cargo de Investigador
- Curso de Discursiva PC SP (Vunesp) para o cargo de Escrivão
Tirar uma nota boa na prova escrita PC SP é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!
Veja a resolução em vídeo de uma tema parecido com o que pode ser cobrado na prova escrita PC SP:
como é a prova da policia civil sp?