Um paciente de trinta anos de idade, sem doenças prévias, relatou surdez súbita associada a vertigem, náuseas, vômitos e zumbido. Esses sintomas foram verificados após um estalo do tipo pop na orelha esquerda, ocorrido depois de esforço físico intenso em academia. O paciente procurou serviço médico para avaliação e foi encaminhado ao otorrinolaringologista de plantão. Ao exame físico, foram constatados os seguintes resultados: otoscopia — membranas timpânicas íntegras; oroscopia — normal; rinoscopia — normal. No exame, utilizou-se diapasão (Weber lateralizado para a direita).
Redija um texto dissertativo relativo ao estudo do caso clínico acima apresentado, atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir.
< Indique a hipótese diagnóstica mais provável. [valor: 25,00 pontos]
< Indique o exame complementar recomendado inicialmente e o achado esperado. [valor: 25,00 pontos]
< Indique o tratamento adequado. [valor: 30,00 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um paciente de 67 anos de idade, hipertenso e diabético, em acompanhamento recente por neoplasia no sistema nervoso central, compareceu ao pronto-socorro com quadro de epigastralgia em queimação, iniciada havia três horas e acompanhada de náuseas. Ele referiu piora progressiva da dor, apesar do uso de antiácido. Estava em uso de hidroclorotiazida 25 mg e metformina 1 g ao dia. No exame físico, apresentava: turgência de jugular a 45°, palidez cutaneomucosa, saturação de oxigênio (em ar ambiente) de 90%, pressão arterial de 88 mmHg × 54 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 90 bpm e ritmo cardíaco regular em três tempos (B4), sem sopros. O restante do exame físico foi normal. O …
Um servidor público federal de 68 anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, obesidade visceral, tabagismo, sedentarismo e doença arterial coronária, encontra-se em perícia para avaliação de possível doença que enseja isenção do imposto de renda, conforme especificado em lei.
Em 29 de janeiro de 2021, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio de parede anterior não complicado e foi tratado por angioplastia primária, com implante de stent farmacológico na região proximal da descendente anterior, sem lesões significativas nas demais artérias. Em janeiro de 2023, passou por ablação por cateter para tratamento de flutter atrial e, em dezembro do mesmo ano, fo…



