Realize uma análise sobre a reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, considerando os seguintes aspectos:
1. Principais características da reforma no tocante ao currículo e carga horária;
2. Possibilidades e limites da articulação entre o Ensino Médio e a qualificação técnico profissionalizante;
3. Articulações entre a reforma do Ensino Médio e o Plano Nacional de Educação de 2014 a 2024.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Entenda o que é e como surgiu a LDB, que rege a Educação
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) define e organiza todo o sistema educacional brasileiro, desde a formatação do ensino até o financiamento.
Todo o sistema de educação no Brasil está organizado e submetido a uma lei muito importante: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela define todos os princípios, diretrizes, estrutura e organização do ensino, abrangendo todas as suas esferas e setores. A atual LDB está em vigor desde 1996, mas suas origens remontam à Assembleia Constituinte de 1934, que dedicou, pela primeira vez, um capítulo exclusivo e específico ao tema, determinando que a União elaborasse e conseguisse aprov…
O ensino de informática no Brasil está pautado pela legislação educacional vigente, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que estabelece princípios para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino aprendizagem. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e outros documentos regulamentares destacam a importância do uso da informática como ferramenta pedagógica e para o desenvolvimento de competências essenciais no século XXI.
Considerando esse contexto:
Analise como a legislação educacional brasileira fundamenta o ensino de informática no Ensino Médio. Em sua resposta, atenda aos seguintes aspectos:
1) Identif…
Durante a pandemia de Covid-19, a ciência esteve no centro do debate público. Por um lado, pesquisas aceleradas possibilitaram o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde e mostraram a importância da cooperação internacional. Por outro, a desinformação se espalhou em ritmo igualmente veloz, alimentando movimentos antivacina, dúvidas sobre a eficácia de medicamentos e descrédito em instituições científicas.
Esse cenário revelou não apenas fragilidades da educação científica na formação de cidadãos críticos, mas também a necessidade de fortalecer a popularização da ciência em formatos acessíveis e de ampliar o engajamento público em decisões que afetam toda a sociedade, como estratégias de v…



