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Q228038 | Direito do Trabalho
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022
Órgao: SEN - Senado Federal
Cargo: Consultor Legislativo - SEN
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática60 linhas Resolução de Aluno +90%

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A Reforma Trabalhista, implementada por meio da Lei nº 13.467/2017, de 13 julho de 2017, alterou diversos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e da Lei da Terceirização (Lei nº 6.019/1974). Com essa Reforma, foi possível flexibilizar e ampliar as modalidades de contratação, permitindo a modernização da legislação trabalhista vigente frente às mudanças contemporâneas do mercado de trabalho.

Algumas das principais medidas implementadas pela reforma acima mencionada são:

1. Criação ou alteração de diversos tipos de contrato de trabalho (tempo parcial, intermitente, autônomo e terceirização):

1.1. Tempo parcial: duas modalidades de contratação.

1.2. Intermitente: empregado fica disponível ao empregador durante o período contratado, sendo chamado ao trabalho nos dias e horários que o primeiro o contatar e remuneração definida por valor da hora do trabalho.

1.3. Autônomo: poderá prestar serviços de forma contínua ou não, com ou sem exclusividade, mas de natureza eventual.

1.4. Terceirização: expande a terceirização para as atividades principais (fim) da sociedade empresária, asseguradas as mesmas condições de trabalho dos empregados da contratante.

2. Alteração de direitos e deveres entre empregador e empregado:

2.1. Contabilização do tempo entre residência e local de trabalho como jornada de trabalho: deixou de ser contado.

2.2. Homologação de rescisão contratual: revogação da necessidade de homologar a rescisão de contrato no sindicato ou Ministério do Trabalho, quando o tempo de serviço era maior do que um ano.

2.3. Convenções e acordos coletivos: passam a ter força de lei quando estes dispuserem sobre: pacto quanto à jornada de trabalho, banco de horas, intervalo intrajornada, Programa Seguro-Emprego (PSE), plano de cargos, salários e funções, teletrabalho, participação nos lucros e resultados da empresa etc.

Assim, à luz da teoria de Economia do Trabalho, elabore uma dissertação que contemple os itens a seguir.

a) As medidas do item 1 que afetam a geração de empregos formais vis a vis informais e o tempo médio de procura por emprego por desempregados. (Obs.: a resposta pode ser dada considerando o conjunto de medidas como um todo e não necessariamente cada uma de forma isolada).

b) Os efeitos que existiam, antes das medidas do item 2.1. serem implementadas, da oferta de transporte pelas sociedades empresárias para seus empregados e sobre a oferta salarial.

c) O efeito da medida do item 2.2. sobre a rotatividade da mão de obra e como ela afeta a produtividade.

d) O efeito da medida do item 2.3 sobre as contratações e os salários.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaDireito do Trabalho
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