O chamado direito ao esquecimento pode ser invocado para tutelar os direitos fundamentais relativos à honra e à imagem de vítimas de crime de ódio tais como o racismo, a homofobia e a xenofobia?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Chefe do Poder Executivo Federal apresentou proposta legislativa a fim de promover aumento salarial para a carreira de professores de universidades federais. Durante a tramitação do processo legislativo a proposta foi rejeitada. Sob a mesma sessão legislativa, um Senador da base aliada do Presidente resolveu se engajar na busca de apoio para a questão anteriormente posta pelo Chefe do Executivo, logrando, extraoficialmente, êxito em conseguir mais votos.
Assim, o parlamentar resolveu apresentar a mesma proposta já rejeitada, mas agora com assinatura da maioria relativa dos membros do Senado, suprindo o requisito autorizador para o trato de matéria já rejeitada na mesma sessão legislativa.
A Câmara de Vereadores de determinado Município de Mato Grosso do Sul iniciou tramitação de projeto de lei municipal que estabelece normas de vedação ao acesso a cargos em comissão do Poder Executivo, quando caracterizada a prática de nepotismo. O referido projeto de lei foi questionado pelo Prefeito do Município com base no art. 61, §1º , inciso II, alínea “c” da Constituição Federal. Diante do caso exposto, argumente a quem assiste razão, ao Poder Legislativo ou ao Executivo do Município.
A resposta deve ser fundamentada em entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema.
A Cidade X é uma “cidade-satélite”, próxima de um grande centro urbano. Por essa razão, há uma grande demanda por transporte público na região. Atento a essa necessidade, um vereador apresenta à Câmara Municipal um projeto de lei para propor a prestação de serviço de transporte coletivo intermunicipal de passageiros. O projeto de lei é aprovado pelos vereadores e a lei entra em vigor.
Considerando esse caso hipotético, acerca da atuação dos entes federativos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e dos limites das competências dos municípios, pergunta-se:
a) a lei aprovada pela Câmara é constitucional? Fundamente sua resposta;
b) quais são as competências do Município, e…



