Texto 1
No Reino Unido, por exemplo, filhos adultos na maioria das vezes mencionam o abuso emocional como a causa do distanciamento de seus pais. Segundo Megan Gilligan, gerontóloga da Universidade Estadual de Iowa, “se os relacionamentos são conflitantes, se estão causando tanta angústia, talvez cortar os laços familiares seja a maneira mais saudável de pais e filhos adultos lidarem com isso”.
Um estudo feito pela Stand Alone descobriu que, para mais de 80% das pessoas afetadas, cortar o contato está associado a alguns resultados positivos, como liberdade e independência. Pode ser um passo crucial para se livrar de abusos ocorridos dentro da família, como agressões verbais ou excesso de controle.
(Christine Ro. Por que tantas pessoas se distanciam de suas famílias? www.bbc.com, 26.05.2019. Adaptado)
Texto 2
Por natureza, os seres humanos são criaturas sociais com uma intensa necessidade de pertencer, mesmo que inconscientemente, a um grupo de amigos, a um grupo familiar, a um grupo profissional. Precisamos viver em meio a “manadas” para nos sentirmos seguros, acolhidos, e para desenvolvermos alicerces psicológicos, sentimentais e comportamentais para a vida adulta.
A necessidade de pertencer a famílias e a força dos vínculos familiares interferem no dia a dia. A escolha de absorver dos familiares o que é positivo, como aprender a viver em grupo, ou negativo, como o desrespeito ao próximo, vem do não julgamento dos pais. O vínculo familiar é positivo e gera sucesso quando existe aceitação entre os membros da família. Por exemplo, quando o filho aceita os pais do jeito que são, ele se sente pertencente à família e pode fazer escolhas diferentes dos pais. Assim, mesmo que se tenha pais com vícios ou comportamentos antissociais, como o alcoolismo ou o uso de agressões verbais, ao existir a aceitação total de que os pais se comportam daquela forma e há a valorização dessa família por ter dado a vida ao filho, esse último conseguirá enxergar algo positivo na convivência familiar.
(A influência da família no sucesso ou fracasso do indivíduo. www.apicedesenvolve.com.br. Adaptado)
Texto 3
Ter um relacionamento, amigo ou conhecido tóxico é comum, quase todo mundo tem ou já teve. Contudo, quando essa pessoa é um familiar ou parente, nem sempre percebemos sua toxicidade. Vale lembrar que nos referimos a comportamentos ruins, isto é, atitudes consideradas tóxicas que determinadas pessoas fazem e que são prejudiciais a outras e não a pessoa em si, como não ser empático ou colocar-se como vítima nas situações.
Por mais que possa parecer visível, tendemos a tolerar atitudes tóxicas de familiares que talvez não toleraríamos de amigos ou pessoas mais próximas porque historicamente somos ensinados a isso. O psicólogo Homero Belloni explica que as primeiras relações que nós temos na vida são as familiares, por isso a cultura tenta preservá-las de alguma forma, impondo uma série de restrições tal como a ideia de que “só é permitido sentir coisas positivas entre os familiares”.
(Diego Garcia. Família também pode ser tóxica: veja como lidar com esses casos. https://www.uol.com.br, 23.05.2020. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Relacionamento familiar: entre a preservação do vínculo
e a necessidade do distanciamento.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
A adolescência consiste em uma fase de transição da infância para a vida adulta, na qual a perda da identidade infantil, oriunda das modificações corporais, cognitivas e das novas demandas sociais, implica a busca de uma nova identidade. Nessa etapa da vida humana, o indivíduo reconstrói seu universo interno na busca da identificação com novos ideais para a construção da sua subjetividade (ou seja, aquilo que diz respeito aos seus sentimentos, a sua opinião sobre diversos assuntos e a sua maneira de ver o mundo). Nessa busca, as referências desses adolescentes não são mais apenas os pais ou os cuidadores familiares, mas também personalidades impessoais, vindos da expansão tecnológica…
TexTo 1

TexTo 2
Um recente relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) revela uma probabilidade de 80% de que a temperatura média global anual exceda temporariamente em 1,5 ºC os níveis de temperatura pré-industriais durante pelo menos um dos próximos cinco anos. Essa probabilidade era próxima de zero em 2015, quando foi firmado o Acordo de Paris, mas tem aumentado constantemente desde então, em um claro sinal de que o mundo não está conseguindo agir com a rapidez e a eficácia necessárias para combater a crise climática.
(www.wwf.org.br, 05.06.2024. Adaptado.)
TexTo 3
Diante de eventos climáticos extremos, como as ondas de calor recentes e as enchentes que vitimizaram milhares de f…
Texto 1
Nos últimos anos, grandes empresas do mundo da moda têm faturado bilhões com um novo padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados de uma forma mais rápida – a tão conhecida fast fashion.
Um exemplo desse novo momento de rapidez e roupas descartáveis é a chinesa Shein, que aproveitou as mídias sociais durante a pandemia e caiu no gosto do público jovem com preços baixos, entregas rápidas e tendências usadas por influenciadores digitais.
Reportagem de um jornal britânico mostra que a empresa saiu de uma receita de US$ 2 bilhões em 2018 para US$ 15,7 bilhões em 2021, com um marketing agressivo, descontos constantes e com tempo limitado. A ide…



