Pedro, Promotor de Justiça, decidiu realizar um estudo a respeito dos alicerces teóricos do processo informal de modificação do conteúdo das normas constitucionais, de modo que, a partir do mesmo texto, em razão de fatores circunstanciais diversos, pudesse ser delineada norma de conteúdo distinto daquela anteriormente obtida. A decisão decorria do fato de ter a necessidade de sustentar, em um processo de tutela coletiva do patrimônio público, que determinado significado atribuído ao texto constitucional, sedimentado há anos, não se harmonizava com o ambiente sociopolítico atual e, particularmente, com as necessidades básicas da coletividade que buscava proteger naquele feito.
Para subsidiar o entendimento que iria sustentar em sua atuação funcional, que não desconsideraria os balizamentos oferecidos pela Constituição formal e seria necessariamente permeado por referenciais axiológicos e deontológicos, Pedro decidiu que o melhor caminho seria cotejar o referido processo informal com os métodos de interpretação capitaneados pelo método concretizador, especialmente na perspectiva estruturante preconizada por Friedrich Müller, pelo realismo jurídico norte-americano e pela tópica pura.
Promova o cotejo referido por Pedro, indicando os pontos de contato e de distanciamento entre cada um dos métodos indicados, tendo em vista a base argumentativa que o referido Promotor de Justiça pretende adotar.
RESPOSTA OBJETIVAMENTE JUSTIFICADA.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Com base no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), responda aos itens a seguir:
a) Explique o princípio da prioridade absoluta previsto na Lei nº 10.741/2003.
b) Faça uma análise do crime de apropriação de bens ou rendimentos do idoso.
A Constituição Federal de 1988 conferiu ao Ministério Público a condição de instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127, CF/88). Nesse contexto, a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei Federal nº 8.625/1993) e a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo (Lei Complementar Estadual nº 734/1993) disciplinam a estrutura, as garantias e as funções institucionais do Ministério Público.
Com base nessas normas, responda fundamentadamente:
a) Cite pelo menos 4 (quatro) funções institucionais do Ministério Público.
b) Expliq…
Com base nessas normas, responda fundamentadamente:
a) Cite pelo menos 4 (quatro) funções institucionais do Ministério Público.
b) Quais são os órgãos da Administração Superior do Ministério Público?
c) Explique os princípios da unidade, da indivisibilidade e da independência funcional.
d) Diferencie a Lei Orgânica Nacional da Lei Orgânica do Ministério Público de São Paulo quanto à sua abrangência normativa e aplicação prática no âmbito do Ministério Público.



