Os Geoparques Mundiais da UNESCO são áreas geográficas unificadas onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente que combina a conservação com desenvolvimento sustentável e que, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular. O título de “Geoparque Mundial da UNESCO” não é uma designação legislativa – porém, a definição de sítios do patrimônio geológico dentro de um Geoparque Mundial da UNESCO deve ser protegida pelas legislações indígenas, locais, regionais ou nacionais, conforme apropriado. O status de Geoparque Mundial da UNESCO não implica restrições a nenhuma atividade econômica dentro de um Geoparque Mundial da UNESCO, desde que essa atividade atenda às leis indígenas, locais, regionais e/ou nacionais.
Fonte: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/earth-science-geoparks. Acessado em 01/11/2022.
Do ponto de vista geológico, comumente essas áreas têm potencial para exploração mineral, caso do Geoparque Araripe no Brasil. Elabore um texto argumentativo sobre mineração e proteção ambiental.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são áreas geográficas unificadas onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente que combina a conservação com desenvolvimento sustentável e que, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular. O título de “Geoparque Mundial da UNESCO” não é uma designação legislativa – porém, a definição de sítios do patrimônio geológico dentro de um Geoparque Mundial da UNESCO deve ser protegida pelas legislações indígenas, locais, regionais ou nacionais, conforme apropriado. O status de Geopar…
A Geologia Estrutural estuda os processos de deformação sofridos pelos corpos rochosos no decorrer do tempo geológico, incluindo falhas, fraturas, altos estruturais como domos e antiformes, entre outros. Nesse contexto, é fundamental entender a influência das estruturas de deformação para as atividades de exploração e produção de petróleo.
a) Indique como as deformações sofridas pelas rochas podem afetar o sistema petrolífero, descrevendo a importância da caracterização estrutural para a etapa de exploração e indicando como essa caracterização pode contribuir para a avaliação de alvos exploratórios.
b) Indique como devem ser caracterizadas as deformações sofridas pelas rochas e qual seu impa…



