As crianças de uma turma do Infantil II estavam observando o céu. A professora questionou o motivo da observação, e as crianças responderam que estavam “vendo o sol ir embora”. A partir dessa escuta, a professora, juntamente com sua turma, desenvolveu um projeto sobre o pôr do sol, que se desdobrou no conhecimento sobre o sistema solar. O registro da professora sobre esse trabalho apresentou desde o primeiro questionamento dos alunos até desenhos sobre as hipóteses das crianças, fotos do processo, material de pesquisa de livros e internet e escrita de um texto coletivo, tendo a professora como escriba de todo o percurso vivenciado. Tal trabalho constituiu-se em uma rica experiência de documentação pedagógica, que serviu de tema de estudo nos momentos de reunião e formação da equipe docente da escola.
Adaptado de São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Educação Infantil. SME/COPED, 2019, p. 147.
O relato descreve uma forma de pensar e organizar o trabalho pedagógico, tendo como base o conceito de documentação pedagógica, sistematizado pelos estudos de Maria Carmem Silveira Barbosa, Ana Lucia Goulart de Faria e Suely Amaral Mello. Com base no relato e na obra Documentação Pedagógica: teoria e prática (2017) das educadoras citadas, responda aos itens a seguir.
1. Cite quatro formas de registro que não sejam de autoria exclusiva da professora.
2. Explique as relações estabelecidas entre o conceito de documentação pedagógica e o de registro.
3. Descreva o papel do educador e o da criança no processo de documentação pedagógica.
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